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de investigação paralelas, empreendidas por arquitetos, como Miguel Forte
(1915-2002), apenas para citar um exemplo, mais vinculados às experiências
norte-americanas, notadamente as encabeçadas por Frank Lloyd Wright
(1867-1959) e Richard Neutra (1892-1970), é perceptível a sua
preponderância no campo arquitetônico
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e a sua repercussão na promoção
frente, e ainda inigualada atpKRMHµ1RPHVPRDQRHVVDSURGXomRQRPHDGDLQWHUQDPHQWHGH
´HVFRODFDULRFDµFRPHoD DVHU FRQKHFLGDFRPR brazilian style. A coincidência dos termos fez
FRP TXH GXUDQWH PXLWR WHPSR VH WRPDVVH D SURGXomR DUTXLWHW{QLFD ´FDULRFDµ FRPR D
totalidade da produção nacional, algo que vem sendo revisto pela historiografia da arquitetura
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´SHODGLQDPL]DomRHFRPELQDomRLQYHQWLYDGRVYROXPHVSHODFRPSRVLomRYDULDGDHLQVWLJDQte
da concatenação de curvas e diagonais às retas, pela abertura e transparência do bloco, pelo
tratamento desprendido das formas de vedação não só no que diz respeito aos materiais
empregados e à forma dos vãos, mas ao próprio desenho de superfície, ora dobrado, inclinado
RXHQFXUYDGRµ$LQGDVHJXQGRRFUtWLFRHVVDSURGXomRVHULDPDUFDGDSRUXPVHQWLGR~QLFRGH
´H[XEHUkQFLDµ H ´H[WURYHUVmRµ H SRU ´XPD DUWLFXODGD H LQWHOLJHQWH LQWHUSUHWDomR GD QRYD
arquitetura sem desprezar o passado, visto como sustentaçãRGRSUHVHQWHµWDQWRQRkPELWRGR
projeto quanto da historiografia. Apesar de controverso, por ofuscar a variedade de propostas
em curso no país entre as décadas de 1930 e 1950, e mesmo entre aqueles que se tornaram
símbolos dessa escola, como Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, os
Roberto e Jorge Machado Moreira, o termo permite uma identificação, mesmo que superficial,
de uma série de obras construídas em várias cidades do Brasil a partir dos anos de 1940 que, de
fato, conformaram uma família. Mario de Andrade, Brazil Builds (1944). In: Alberto Xavier
(Org.). Depoimento de uma geração. São Paulo: Cosac Naify, 2003, p.179; Hugo Segawa, op. cit.,
1999, p.103; Nelci Tinem, op. cit.; Carlos Alberto Ferreira Martins, Arquitetura e estado no Brasil:
elementos para uma investigação sobre a constituição do discurso moderno no Brasil: a obra de Lucio Costa
1924-1952. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia Ciência e Letras da Universidade
de São Paulo, 1987; João Massao Kamita, Espaço moderno e país novo. Arquitetura moderna no Rio de
Janeiro. Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São
Paulo, 1999; Henrique Mindlin, Arquitetura moderna no Brasil (1956). Rio de Janeiro: Aeroplano
Editora: IPHAN, 2000; Verbete Escola Carioca da Enciclopédia de Artes Visuais do Instituto
Cultural Itaú. Disponível em:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/Enc_Termos/termos_imp.cfm?
cd_verbete=8816&imp=N&cd_idioma=28555. Acesso: 15 de dezembro de 2009.
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Se na exposição Brazil Builds é perceptível na seleção das obras uma maior variedade de
propostas, no livro Arquitetura Moderna no Brasil de Henrique E. Mindlin, declaradamente uma
ampliação do catálogo produzido pelo MoMA até os anos 1950, esta seleção já revela uma
SUHSRQGHUkQFLD GD SURGXomR LGHQWLILFDGD FRP D ´HVFROD FDULRFDµ WDPEpP DPSODPHQWH
presente nos periódicos internacionais. Philip L. Goodwin, Brazil Builds: architecture new and old
1652 ² 1942. Nova York: MoMA, 1943; Henrique E. Mindlin, op. cit..; Maria Beatriz Camargo
Cappello, op. cit; Jorge Francisco Liernur, ´7KH6RXWK$PHULFDQ:D\El milagro brasileño, los
Estados Unidos y la Segunda Guerra Mundial (1939 ² µ,QEscritos de arquitectura del siglo
20 en América Latina. Madrid: Tanais Ediciones, 2002, pp.143-170.