Antero cita alguns fenômenos que, segundo ele, tinham sido vitais para a alienação
da nação portuguesa no século XIX:
Ora esses fenômenos capitais são três; e de três espécies: um moral,
outro político, e outro econômico. O primeiro é a transformação do
Catolicismo, pelo conselho de Trento
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. O segundo, o
estabelecimento do Absolutismo
38[38]
pela ruína das liberdades locais.
O terceiro, o desenvolvimento das Conquistas longínquas. Estes três
fenômenos assim agrupados, compreendem os três aspectos da vida
social, o pensamento, a política e o trabalho, indicando claramente que
uma profunda e universal revolução se operou durante o século 16.º,
nas sociedades peninsulares. Essa revolução foi funesta, funestíssima.
Se fosse necessária uma contraprova, bastava considerarmos um facto
contemporâneo muito simples: esses três fenômenos eram exatamente
o oposto dos três factos capitais, que se davam nas nações que lá fora
cresciam, se moralizavam, se faziam inteligentes, ricas, poderosas, e
tomavam a dianteira da civilização. Aqueles três factos civilizadores
foram liberdade moral, conquista pela Reforma ou pela Filosofia: a
elevação da classe média, instrumento de progresso nas sociedades
modernas, e directora dos reis, até o dia em que os destronou: a
indústria, finalmente, verdadeiro fundamento do mundo actual, que
veio dar às nações uma concepção nova do Direito, substituindo o
trabalho à força, o comércio à guerra de conquista. Ora, a liberdade
moral, apelando para o exame e a consciência individual, é
rigorosamente o oposto do Catolicismo do concílio de Trento para
quem a razão humana e o pensamento livre são um crime contra Deus:
a classe média, impondo aos reis os seus interesses, e muitas vezes seu
espírito, é o oposto do Absolutismo, esteiado na aristocracia e só em
proveito dela governando: a indústria, finalmente, é o oposto do
Espírito de conquista, antipático ao trabalho e ao comércio.
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37[37]
O Concílio de Trento foi estabelecido pela Igreja Católica em 1545 para combater a Reforma religiosa da
época. Ela marcou o início da Contra-Reforma, cujo principal intuito era trazer de volta para a igreja o grupo
de protestantes influenciados por Lutero e suas teses contra o papado. O Concílio de Trento durou oito anos e
leva esse nome por ter sido realizado por questões políticas da Igreja e na cidade de Trento, capital de
Trentino, Alemanha.
38[38]
Absolutismo: sistema de governo no qual o poder é centralizado na figura do governante, típico da
Europa dos séculos XVII e XVIII. A hegenomia está nas mãos dos reis, que realizam a centralização
administrativa, constituem exércitos permanentes, criam a burocracia e a padronização monetária e fiscal,
procuram estabelecer as fronteiras de seus países, promovem políticas mercantilistas e coloniais.Também
institucionalizam a justiça, acima do fragmentado sistema judiciário feudal.
39[39]
QUENTAL apud SIMÕES, 1962, p.179-180.