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aventura somados a estilos urbanos, logo a Osklen seguiria um caminho natural na busca
pelo design inovador. Nascia assim, a Osklen Collection, com peças conceituais
confeccionadas em seu ateliê de estilo com materiais sofisticados, acabamentos especiais e
em séries limitadas. Desde 2003, a Osklen apresenta suas coleções no São Paulo Fashion
Week e se expressa no crossover dos mais distintos elementos que fazem parte do dia-a-
dia de Oskar Metsavaht
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, seu Diretor de Estilo e Criação. Seus universos simbólicos são
objetos esportivos, como a prancha de snowboard e o taco de golfe; livros de arte, objetos
trazidos de expedições que coadunam-se nos conceitos de moda, arte, cultura, design e
meio ambiente. Tudo é parte do inspiracional da marca,o que a torna, mais do que uma
grife, o veículo de comunicação desse estilo de vida. Hoje, a Osklen tem 53 lojas no Brasil,
quatro em Portugal, duas em Milão, uma em Nova York, uma em Tóquio, uma em Roma,
além de showroom em Nova Iorque, Los Angeles, Athenas, Milão e de exportar para Japão,
Chile e Oriente Médio. É considerada hoje uma das dez marcas mais influentes e
inspiradoras do mundo pelo WGSN (Worth Global Style Network), entidade de referência
virtual do universo fashion, e seus parceiros. Para a Chrysler Osker desenhou o interior de
um jeep Cherokee. Para a H Stern desenvolveu uma linha de relógios inspirada no
Arpoador, ponta da praia de Ipanema, e reduto de surfistas desde os anos 50. A coca-cola o
convidou para recriar trabalhos de Andy Warhol e o Guaraná Antárctica lançou com ele uma
minicoleção inspirada na Amazônia (OSKLEN, 2009; METSAVAHT, 2009).
Mas talvez seja seu universo criativo a marca mais representativa da referência de criação
de sua marca, para a qual se inspira simbolicamente no Rio de Janeiro de onde criou o
conceito de United Kingdon of Ipanema, uma superlatização da metrópole carioca resumida
no transecto urbano de Ipanema
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. Já para o mesmo estilista, São Paulo seria o
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Além de Diretor da Osklen, Oskar Metsavaht é fundador e vice-presidente da Associação Brasileira dos
Empreendedores Amigos da UNESCO e Cônsul Honorário da Estônia no Rio de Janeiro.
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“O Rio é um passeio por Ipanema, ou United Kingdon of Ipanema. A tese é a de que o tropical é minimal e não
excêntrico. Veja o tucano, ícone do tropicalismo. É um animal todo preto com detalhes coloridos, ou seja, o bico
laranja e o olho azul. Daí vem a idéia da calçada – preta e branca (aliás areia). Parece um conceito da Bauhaus
cuja imagem icônica e real é o calçadão de Ipanema. Também valorizo muito a arquitetura que é muito
evidenciada à noite. Adoro o urbano noturno. Pois na noite a moldura de fundo, além da luz artificial é o negro do
céu em que se pronuncia a arquitetura. Ai vem a luz sobre o verde, adoro o elétrico artificial. O verde á a minha
terceira cor. Assim, o tucano, de uma versão exuberante e tropical passa a ser minimal, com o laranja. O tropical
pode ser minimalista com um wake up cosmopolita, saindo dos prédios. Ipanema é um ícone disso. A mulher e o
homem contemporâneo em perfeito equilíbrio com natureza e cultura, uma ecotopia. Vejo uma foto de Ipanema
com calçada, praia, coqueiros, arquitetura, Ilhas Cagarras, mar, o Arpoador e seu legado do surf brasileiro, a
praia e a sensualidade (o beach culture), os prédios da Vieira Souto com festas sofisticadas. A sofisticação do
Fasano, os legados da Bossa Nova, quiosques e bares de frutas, a beleza da lagoa, o Jardim Botânico e a
Hollywood brasileira da Rede Globo (fábrica de sonhos e imaginários do Brasil), a floresta, a serra e a escarpa
do rocha com o Cristo. É um transecto que conecta natureza e cultura, ou seja, a mata, a cidade, arquitetura, a
praia e o mar. O Rio é cosmopolita. Tem luxo e onde a liberdade de ser convive com o sofisticado e o simples. A
calçada, portanto, é um ícone. A expressão da osklen é o Lifestyle da roupa como um momento do dia,
particularmente o fim do dia e início da noite. Uma espécie de reconciliação entre o dia e a noite. O por do sol
onde a luz é bela, trazendo reflexão e carícia. A roupa é relax, não largada, e sim com estilo descolado, bem
vestido e moderno. O fim do dia para um jantar, ir a uma festa, na fronteira entre ir a uma festa e estar bem