Download PDF
ads:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UFES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
JOSÉ ROBERTO GONÇALVES DE ABREU
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
ABRINDO NOVAS TRILHAS
VITÓRIA
2009
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
JOSÉ ROBERTO GONÇALVES DE ABREU
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
ABRINDO NOVAS TRILHAS
Dissertação de Mestrado apresentada
ao Programa de Pós-Graduação em
Educação Física do Centro de
Educação Física e Desportos da
Universidade Federal do Espírito Santo
(PPGE/CEFD/UFES), como requisito
para obtenção do tulo de Mestre em
Educação Física rea de concentração:
Estudos Pedagógicos e Socioculturais).
Orientador: Dr. José Francisco Chicon.
VITÓRIA
2009
ads:
Dados Internacionais de Catalogação-na-publicação (CIP)
(Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil)
Abreu, José Roberto Gonçalves de, 1972-
A162i
Inclusão na educação física escolar : abrindo novas trilhas /
José Roberto Gonçalves de Abreu. – 2009.
152 f.
Orientador: José Francisco Chicon.
Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Espírito
Santo, Centro de Educação Física e Desportos.
1. Educação física (Ensino fundamental). 2. Inclusão em
educação. 3. Planejamento educacional. 4. Pesquisa-ação. 5.
Família. 6. Participação. I. Chicon, José Francisco, 1965-. II.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação
Física e Desportos. III. Título.
CDU: 796
JOSÉ ROBERTO GONÇALVES DE ABREU
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
ABRINDO NOVAS TRILHAS
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de
Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CEFD/UFES),
como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação Física na área de concentração em
Estudos Pedagógicos e Socioculturais — Linha de Pesquisa: Educação Física, Currículo e Cotidiano
Escolar.
Aprovada em 11 de dezembro de 2009.
COMISSÃO EXAMINADORA
________________________________________
Prof. Dr. José Francisco Chicon
Universidade Federal do Espírito santo
Orientador
________________________________________
Prof. Dr. Valter Bracht
Universidade Federal do Espírito Santo
________________________________________
Profª Drª. Maria das Graças Carvalho de Sá
Universidade Federal do Espírito Santo
Ao Grande Arquiteto do Universo, Deus de amor e bondade, pela sua
onipotência, onipresença, infinita misericórdia e proteção a mim e a
minha família, durante toda a vida, e em especial, nas idas e vindas
necessárias para a construção deste trabalho.
À Lusiana, luz da minha vida, amada esposa e porto seguro nas
tempestades e bonanças que perpassam o meu existir. A você todo
o meu amor, toda minha dedicação. Você é mulher/mãe de
qualidades incalculáveis a quem agradeço pelos anos de convívio
feliz e por suprir minhas ausências quando elas foram inevitáveis.
Aos meus filhos, Lucas, Lavínia, José Roberto Filho. Amados,
queridos. A melhor parte de mim. O que de melhor fiz e o que de
melhor poderei fazer, cujos suspiros são os elementos de maior
motivação para as minhas conquistas. Obrigado por existirem,
obrigado por serem meus filhos. Que eu seja sempre digno de vocês.
À minha amada “Mainha”, inesquecível, de quem sinto uma saudade
diária, profunda e cortante, um amor que a morte jamais levará.
Esteja com Deus.
AGRADECIMENTOS
Ao meu orientador, Prof. Dr. José Francisco Chicon, pela confiança, disposição, dedicação e
conhecimentos partilhados comigo. A minha eterna gratidão pela sua doação. Que Deus
possa, na sua infinita bondade, continuar a abençoar sua vida e a da sua família.
Aos brilhantes Prof. Dr. Otávio Tavares, Prof. Dr. Valter Bracht e todo o corpo docente do
Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação Física e Desportos da UFES.
A Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Carvalho de pela imprescindível colaboração na
estruturação deste trabalho
Ao Prof. Dr. Sidney de Carvalho Rosadas, professor na minha graduação, especialização e
prática docente do Mestrado. Obrigado por tudo aquilo que me ensinou que tanto contribuiu
na minha formação para a Educação Física.
Ao coordenador do Curso de Pedagogia da UNIVC, Prof. Ms. José Luiz Viana Nery, pelo
incentivo e compreensão das minhas ausências.
Ao amigo e irmão Eduardo de Oliveira, pela amizade, pelo incentivo e por acreditar que “eu
podia”.
Aos profissionais de educação, alunos e pais da EMEF “Esperança” pela possibilidade que
me foi permitida.
Ao meu amigo Prof. Romário Guimarães Franca pelos anos de amizade, cumplicidade e
companheirismo.
Ao meu pai por tudo aquilo que representou na minha formação pessoal. Que Deus o
proteja sempre e ilumine o seu caminho.
A Pete, mãe, tia, amiga que me acompanha com zelo, amor e orgulho e que me impulsiona
para sempre seguir mais. Amo-a.
Às minhas irmãs, Carla e Edna, e a meu irmão, Gilmar, pelas pessoas que são e que me
fazem sentir orgulho diário das minhas raízes. Amo vocês. Que Deus nos una cada vez
mais para o fortalecimento dos nossos laços.
Aos meus queridos sobrinhos, Bruno, Vitor, Naila, Isabela e Guilherme, a quem tanto amo.
Perdoem a minha ausência.
Ao Sr. Manoel Paixão e a Dona Benedita, sogro e sogra, o meu amor e gratidão por tudo
que contribuíram e contribuem para a minha vida.
[...] você aprende que realmente pode suportar... que
realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de
pensar que não se pode mais. Descobre que realmente a vida
tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dádivas
são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos
conquistar se não fosse o medo de tentar.
William Shakespeare
RESUMO
A educação inclusiva caracteriza-se por um desafio constante que se propõe à
escola atual, buscando o atendimento de cada aluno, considerando as suas
peculiaridades, em um ambiente comum que caracteriza a escola regular. Embora
muito tenha sido construido, e muito conhecimento tem sido acumulado, ainda
carências de propostas capazes de contribuir para a superação de lacunas que se
construíram historicamente dentro da escola, a partir da inabilidade dos sistemas de
ensino e de seus profissionais, a acolher pessoas com necessidades educacionais
especiais (NEEs). Esta pesquisa visa contribuir para preencher tais lacunas, na
medida em que propõe uma intervenção pedagógica na escola, com ênfase nas
aulas de Educação Física, no seu professor e em seus alunos com e sem NEEs, em
um mesmo ambiente de interação, apresentando uma proposta de construção
coletiva que possibilite conhecer os meandros que acometem o conjunto dos
profissionais, alunos, pais que se encontram imbricados no dia a dia da escola,
fornecendo subsídios para compreender as complexidades presentes nesse espaço-
tempo, possibilitando a identificação de problemas e o encaminhamento de
respostas a esses problemas ainda em processo. Assim, teve como objetivo
investigar, analisar e intervir no processo de inclusão de alunos com deficiência nas
aulas de Educação Física, em uma escola de ensino fundamental no município de
São Mateus-ES. O processo de intervenção e observação das aulas de Educação
Física ministradas na turma da série teve início no dia 1º de abril de 2008 e foi
concluído no dia de julho de 2008, perfazendo um total de 26 aulas
acompanhadas e registradas. A turma era composta com 20 alunos de ambos os
sexos, com idade entre 9 e 14 anos, tendo uma aluna com síndrome de Down (14
anos) inserida na turma. Para efeito de coleta de dados, foram utilizados
instrumentos como: observação participante, diário de campo, videogravação,
fotografias, entrevistas semiestruturadas, questionário e fontes documentais. Os
dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Ao analisar o conjunto
dos dados coletados no processo de intervenção, identificou-se que o grupo passou
por diferentes movimentos ao longo do percurso. Não se tratou de movimentos
lineares. Aconteceram idas e vindas, avanços e retrocessos. No entanto, para fins
de exposição, foram identificados três movimentos: a) ausência de planejamento e
sistematização das aulas; b) tentativa de planejamento e sistematização das aulas;
c) planejamento e sistematização das aulas. Da análise desses movimentos,
conclui-se que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação sica
continua deixando a desejar, exigindo dos governos, políticas de formação
continuada para sensibilizar e subsidiar os profissionais de Educação Física para
organizar, avaliar e desenvolver aulas inclusivas. Pesquisas como a de Chicon
(2004a, 2005), Cruz (2005) e esta, revelam que a educação inclusiva é viável nas
aulas de Educação Física. Ratifica que o modelo de aula de Educação Física
voltada para a aptidão física e esportivização, valorizando o gesto técnico, a
seleção, o rendimento em detrimento de aulas mais abertas às experiências dos
alunos, com diversificação de conteúdos, não favorece a inclusão de alunos com
deficiência nas aulas de Educação Física. Ratifica a importância do planejamento e
sistematização para o desenvolvimento qualitativo das aulas de Educação Física e
para fazer frente ao processo de inclusão. Evidencia a pesquisa-ação como
referência metodológica importante na colaboração entre pesquisador e
pesquisados na resolução das situações-problema que emergem no/do/com o
cotidiano e para o processo de formação em serviço.
Palavras-chave: Inclusão. Educação Física escolar. Pesquisa-ação. Planejamento
de ensino
ABSTRACT
Inclusive Education is characterized for a constant challenge which poses to the
current school, searching, to serve each student, considering his peculiarities, in an
ordinary environment which characterizes the school as regular. Although a lot has
been built, a lot of knowledge has been accumulated; there are still deficiency of
capable proposals to contribute to the overcoming of the blanks which were built
through time inside the schools regarding the inadequate teaching systems and its
professionals, regarding choosing people with special educational needs (SEN).
This research aims to contribute with the fulfilling of those blanks, proposing a
pedagogical intervention in the school, focusing the physical education classes, its
teachers and its students with or without SENs, inside the same interaction
environment, presenting a proposal of collective construction that makes possible to
know the ways that affect the professionals, students, parents who find themselves
online with the day-by-day school, providing subsidies to understand the present
complexities in this time-space, making possible the problems identification and the
routing of answers to these problems that are still in process. This way, the goal was
to investigate, analyze and intervene in the inclusion process of the students with
deficiency in physical education classes, in a school of regular teaching in the city of
São Mateus – ES. The physical education class intervention and observation process
given in the third level classroom began on April 1
st
, 2008 and it was concluded on
July 1
st
, 2008, making a total of 26 classes followed up and registered. The
classroom was compound by 20 students of both genders, around 9 and 14 years
old, and among these students, there was a 14 year- old student with Down
syndrome. For purpose of data collection, it was used tools such as: participant
observation, field book, video recording, photos, semi-structured interviews,
questionnaires and documentary sources. Data were analyzed by the content
analysis technique. Analyzing the set of collected data in the intervention process, it
was identified that the group went through by different movements along the way. It
wasn´t about linear movements. A lot has happened along the way, advances and
setbacks. Although, for exposure, it was identified three movements: a) absence of
planning and systematization of lessons; b) attempt of planning and systematization
of lessons; c) planning and systematization of lessons. From the analysis of these
movements it was concluded that the students with deficiency inclusion in the
physical education classes keep lacking quality, demand from the government,
continuing education policies to create awareness and subsidize the physical
education professionals to organize, evaluate and develop inclusive classes. And
that researches such as Chicon´s (2005, 2004a), Cruz´s (2005) and this one we have
just performed, they reveal that the inclusive education is viable in the physical
education classes. It ratifies that the physical education class model focused on the
physical condition and sport life, valuing the technical gesture, the selection incoming
over more opened classes to the student´s experiences, along with the content
diversification, doesn’t favor the inclusion of the students with deficiency in the
physical education classes. It ratifies the importance of planning and systematization
of classes to the qualifying development to the physical education classes and to
correspond to the inclusive process. It evinces the action-research as important
methodological framework in the collaboration between the researchers and the
students analyzed in the resolution of the problem situations that emerge in
the/from/with the daily and to the formation process on service.
Key-words: Inclusion. School Physical Education. Action-Research. Teaching
planning.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................
14
2 OS AVANÇOS E OS LIMITES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE
EDUCAÇÃO/EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA NAS ESCOLAS..............
19
2.1 O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO................................................................. 19
2.2 O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ....................................................
30
3 A AÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA......................................................
40
3.1 DEFINIÇÃO DO TIPO DE PESQUISA........................................................
40
3.2 PARTICIPANTES........................................................................................
42
3.3 O LÓCUS DA PESQUISA...........................................................................
42
3.4 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS PARA A COLETA DE
DADOS........................................................................................................
48
3.5 ANÁLISE DOS DADOS...............................................................................
52
4 O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ...
53
4.1 CONTEXTO DA ESCOLA: A REALIDADE ENCONTRADA.......................
53
4.2 UM POUCO SOBRE A TURMA DA 3ª SÉRIE E DA ALUNA VITÓRIA......
55
4.2.1
Sobre a aluna Vitória.................................................................................
55
4.3 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVIDA
NA ESCOLA: IN/EXCLUSÃO......................................................................
59
4.3.1
ausência de planejamento e sistematização das aulas........................
60
4.3.2
tentativa de planejamento e sistematização das aulas.........................
75
4.3.3
planejamento e sistematização das aulas..............................................
99
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................
115
6 REFERÊNCIAS..........................................................................................
122
APÊNDICES...............................................................................................
133
APÊNDICE A
Roteiro da Entrevista Semi-Estruturada Aplicado
aos alunos da 3ª série B...........................................................................
133
APÊNDICE B Roteiro e Dados da Entrevista Semi-Estruturada
Aplicado aos Pais e/ou Responsáveis pelos Alunos com
Deficiência.................................................................................................
134
APÊNDICE C
— Questionário
Aplicado aos Professores(as), à
Pedagoga, à Coordenadora e à Diretora da EMEF “Esperança”..........
145
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo