Sumário
1. Introdução......................................................................................................................13
1.1 O fenômeno das consultorias organizacionais.................................................................13
1.2 Problematizando as Redes de Consultoria Organizacional..............................................15
1.3 Enfoque e Objetivos da Pesquisa....................................................................................17
1.4 Estratégia geral da pesquisa............................................................................................20
1.5 Justificativa....................................................................................................................20
2. Referências Conceituais.................................................................................................22
2.1 Redes de pessoas, grupos e organizações........................................................................22
2.2 Redes como Estratégia de Sobrevivência no Mercado ....................................................28
2.3 Caracterização das Redes ...............................................................................................30
2.4 Articuladores das Redes .................................................................................................35
2.5 Competição Cooperada dentro da Rede..........................................................................37
2.6 Elementos Essenciais às Redes.......................................................................................38
2.6.1 Confiança....................................................................................................................39
2.6.2 Comprometimento.......................................................................................................45
2.6.3 Cooperação .................................................................................................................50
3. Estratégias Metodológicas..............................................................................................54
3.1 Universo e Amostra........................................................................................................54
3.2 Procedimentos e Cuidados na Coleta de Dados...............................................................56
3.3 Procedimentos de Análise dos Dados .............................................................................57
4 Resultados e Análise........................................................................................................61
4.1 Estudo Quantitativo........................................................................................................61
4.1.1 Perfil da Amostra ........................................................................................................61
4.1.2 Formação de Redes de Consultoria Organizacional......................................................66
4.1.3 Relação entre as características de formação das redes de consultoria organizacional ..71
4.1.4 Análise Multivariada...................................................................................................73
4.1.5 Características de constituição das redes de consultoria organizacional Vs. Atributos
pessoais................................................................................................................................78
4.1.6 Características de constituição das redes de consultoria organizacional Vs. Experiência
em redes...............................................................................................................................78
4.2 Estudo Qualitativo..........................................................................................................80
4.2.1 Motivações para constituição das redes de consultores ................................................81
4.2.2 Composição e complementaridade...............................................................................83
4.2.3 Características Institucionais .......................................................................................85
4.2.4 Articulação entre os membros da rede .........................................................................87
4.2.5 Valores essenciais para a constituição da rede..............................................................88
4.2.6 Competição e Cooperação...........................................................................................91
4.2.7 A ética nas práticas na rede..........................................................................................92
4.2.8 Interações pessoais e organizacionais ..........................................................................92
4.2.9 Dificultadores das relações em redes de consultores ....................................................94
4.2.10 Benefícios aos consultores pela constituição da rede..................................................96
5. Discussão.........................................................................................................................99
5.1 Motivações para formação de redes de consultoria organizacional (RCO) ......................99
5.2 Caracterização de RCO ................................................................................................100
5.3 Composição de RCO....................................................................................................101
5.4 Fatores institucionais da formação de RCO ..................................................................102
5.5 Articulação do processo de formação de RCO..............................................................105
5.6 Valores essenciais na constituição das RCO .................................................................106