64
Se fosse só por projetos dava pra desenvolver melhor, terminar o projeto
com calma... [...] Porque na escola atualmente a gente não tem isso como
uma prioridade [...] Olha, eu vejo que as crianças se envolvem muito e tudo,
mas eu ainda prefiro dar aula, até porque são 24 anos fazendo isso... [5. F.
2ª série].
Eu acho que se a gente realmente for trabalhar por projetos vamos ter que
fazer muitas mudanças... então acho assim, a gente tem caderno, livro, e
projeto... e se for acumulando muita coisa, alguma coisa aí não vai sair bem
feita... mas esse negócio ainda não está decidido... [...] É muito difícil te
responder isso, mas se fosse proposta da escola, aí eu acho que a escola
tem que direcionar... ou vai trabalhar com projeto ou vai ter que adaptar... se
for só projeto acho que dá pra fazer tranquilamente...mas tem que pensar,
estudar, e adaptar muitas coisas na filosofia da escola... é uma experiência
boa pra mim, pros alunos também, mas tem que pensar melhor... temos que
saber trabalhar, porque todo mundo tem medo... mas se a escola quiser, pra
mim não tem problema [...] agora, trabalhar só projetos eu ainda não sei...
tenho um pouco de receio... ainda tenho insegurança [4. F. 2º ano].
Eu queria trabalhar só com projeto, acho que deve ser o ideal. [...] Eu
mexeria no conteúdo... isso tinha que mudar... a gente não dá conta... tinha
que enxugar um pouco o conteúdo e dar uma prioridade maior no Trabalho
por Projetos. [...] Quando a gente tira o conteúdo põe só os projetos fica
mais aconchegante... não tem que se preocupar com aquela coisa de 50
minutos para cada matéria... eu acho que eu tenho que aprender muito
ainda, porque somos professores antigos e não fomos preparados pra
trabalhar assim...Estamos aprendendo na prática [6. F. 3ª série].
Eu tinha que ter metade da turma na sala... São muitas crianças pra eu dar
atenção... são 24 alunos... Às vezes, eu dou atenção a uma equipe a outra
fica esperando... eu queria levar metade pra fazer outra coisa, acho que
aproveitaríamos mais... [7. F. 4ª série].
Acho muito difícil que a escola venha a trabalhar só pro projetos... Acho que
pra trabalhar assim temos que ter uma segurança muito grande... nós
estamos num mercado competitivo... não queremos perder o trabalho por
projetos, mas temos que ter um equilíbrio... não uma escola conteudista,
porque a gente sabe que a criança aprende muito mais com o trabalho por
projetos, mas pra segurança dos pais preciso de uma coisa consistente [8.
CP].
A gente não tem pretensão de trabalhar só com projetos, mas a gente sabe
que projetos é uma ferramenta importante... mesmo a gente avançando
muito, essa não é nossa intenção, mas o projeto é enriquecedor da prática
[9. D].
Depreende-se dos discursos, no grupo dos professores, que não há consenso
no que diz respeito à possibilidade de adoção exclusiva do trabalho por projetos.
Alguns sujeitos destacam um desejo de trabalhar somente com projetos, enquanto
outros afirmam não se sentirem seguros e alegarem que se trata de segurança para
os pais o fato de precisar de algo mais consistente (“dar aula”), ao invés de
assumirem que, de verdade, a insegurança é delas por não saberem trabalhar de
outra maneira.