de levantamento e análise, através de questionários e dados quantitativos, em um
dado momento, das causas da baixa produtividade, do desempenho da administra-
ção e da potencialidade da empresa, identificando as deficiências e os desequilí-
brios, com vistas à elaboração de um programa de reorganização e a facilitar a to-
mada de decisões.
Bergamini (1980) posiciona-se afirmando que de todos os passos do proces-
so administrativo, o diagnóstico é o mais complexo, porque exige muito "faro", gran-
de dose de sensibilidade situacional. Trata-se de um trabalho de análise cuidadosa
que busca detectar os sintomas encontrados e dar-lhes sentido, não apenas dentro
da organização, como também no seu ambiente, dentro de um quadro inteligível e
coerente, para que possam servir de base a uma futura ação a ser planejada. Ber-
gamini (1980, p.25) complementa esse pensamento mencionando o cuidado ao exe-
cutar o trabalho:
“No momento do diagnóstico, todas as portas por onde podem entrar infor-
mações devem ficar bem abertas, em que pese à utilização de uma siste-
mática de levantamento de dados mais técnica e quantitativa. Não basta re-
ceber informações, é necessário interpretá-las e desvendar, com isso, o seu
real significado. Não raro, quando as pessoas dentro das organizações per-
cebem que se está fazendo um diagnóstico e se sentem crivadas de per-
guntas, colocam-se na defensiva, informando parte do problema e até dis-
torcendo dados. Há que se ter habilidade especial de detetive, sem criar
sensação de pânico ou levantar inseguranças desnecessárias.”
Considerando que o desenvolvimento de novas formas de gestão passa pelos
processos de diagnóstico, intervenção e mudança, o processo de compreensão das
potencialidades e limites da organização inicia-se e centra-se especialmente no pri-
meiro item (NEVES ET ALL, 2000). Assim o diagnóstico, dentro de uma perspectiva
prática, consiste num instrumento pelo qual podem se buscar informações e identifi-
car problemas dentro da empresa (Koetz, 2002). A autora menciona ainda dentro
desta perspectiva realista, um outro exemplo que descreve uma analogia interessan-
te:
“Um diagnóstico empresarial, é como uma radiografia computadorizada da
organização, nele vão aparecer todos os males, as deficiências, os acertos,
os excessos, quem e o que agrega valor ao produto/serviço, avaliação da
sistemática de custos e formação do preço de venda, dos controles e relató-
rios financeiros e econômicos, os desperdícios, as não conformidades, a es-
trutura organizacional, o nível de motivação e comprometimento dos funcio-
nários, a satisfação dos clientes, o grau de eficiência da tecnologia, a análi-
se mercadológica, os relacionamentos e comunicação internas entre outras
informações estratégicas (KOETZ 2002).”