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Neste processo dereordenamento institucional, a Igreja Católicabrasileira, tendoa
necessidade de um público mais receptivo às novas normas,
“torna as mulheres um alvo
privilegiado”
(NUNES, 2000, p. 491), passandoadesenvolveraçõese projetosespecíficos
dirigidos à população feminina católica, tais como as associações femininas de piedade,
escolasparameninas,dentreoutras.TalaçãodaIgrejavisavatornarmaisaceitávelasidéias
reformistas e a preservação dos espaços políticoreligiosos daquela instituição, através da
açãofeminina,pois
“naeducaçãoreligiosafamiliar,asmulheresestavampresentesinfluindo
na formação do espírito religioso de seus filhos e filhas”
(NUNES, 2000, p. 490), então,
educarasmulheresbrasileirasconformeospreceitosdocatolicismoemanadosdoConcíliode
Trento
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era assegurar a
“manutenção do modelo familiar cristão tradicional”
(NUNES,
2000,p.495).Paraempreenderestatarefadeeducarosjovensnafécristã,aIgrejaCatólica
brasileira solicitou o apoio de religiosos estrangeiros, por isto neste período é crescente o
númerodeOrdenseCongregaçõesReligiosasquevieramfixarsenopaís.
NoImpério,duascongregaçõesfemininasiniciamaquisuasatividades:asFilhasda
Caridade,em1849,easIrmãsdeSãoJosédeChambéry,em1858.Apartirde1891,
intensificaseavindadereligiosasestrangeiras,emsuamaioriafrancesaseitalianas.
Entre 1872 e 1920, cinqüenta e oito congregações européias se estabelecem em
terras brasileiras; outras 19 também são fundadas no Brasil por essa época. O
trabalhoeducativonoscolégios,ocuidadocomosdoentes, dascriançasedosvelhos
em orfanatos e asilos constituirão suas principais atividades. (NUNES, 2000, p.
492).
Nestemomentodeaberturadenovosespaçosdeatuaçãosocial
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, chegamem1903,
asIrmãsPobresdeSantaCatarinadeSena
35
,atuandoinicialmentenacidadedeBelém(Pará),
onde seis irmãs fundam o Colégio Santa Catarina de Sena dando
“início às atividades de
formaçãocristã,alfabetizaçãoetrabalhosmanuaisparaascriançaspobres”
(HISTÓRICO
DOCOLÉGIOSANTACATARINADESENA,2005,p.1).
fazcomquenoBrasil,asIrmandadesadquirissempoderpolíticoereligioso,e,emcontrapartidafragilizavam
institucionalmenteaIgrejaCatólica.
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ReuniãodebisposecardeaisdaIgrejaCatólica,ocorridade1545a1563,nacidadeitalianadeTrento.Definiu
asprincipaisaçõesdaIgrejaCatólicacontraaexpansãodomovimentodaReformaProtestante.Asprincipais
definições deste Concílio foram: estabelecer a idade mínima para o sacerdócio (25 anos); instituição de
seminários destinados à formação dosclérigos;definiçãodossetesacramentos;fortalecimentoda autoridade
pontificial;adoção dolatimcomolíngualitúrgica;determinaçãodocelibatoclerical.
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Na Europa, em conseqüência da difusão dos ideais da Revolução Francesa e de sua ideologia laicizante,
ocorreramconflitospolíticoseideológicosentreaIgrejaeosEstadoseuropeus,oquedificultoue,emalguns
momentosimpediuaatuaçãosocialdereligiososereligiosas.“AsCongregaçõesencontramentãonavindapara
oBrasilumasoluçãoparaesseproblema,mostrandosemotivadaspelaidéiada‘missão’emterraestrangeirae
legitimando,oportunaereligiosamente,oêxododaEuropa”(NUNES,2000,p.492).
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ACongregaçãodasIrmãsPobresdeSantaCatarinadeSenafoifundadaemSenanaItália,em08desetembro
de1873,pelaBemAventuradaSavinaPetrilli,seucarismafundamentasenaespiritualidadeassemelharsea
CristocomoSacerdoteeVítima,servindoaosirmãosenaeducaçãodainfânciaejuventudepobreeabandonada.