Tornasenecessárioapresentaraciênciacomoumconhecimentosignificativoquecolaborana
compreensãoetransformaçãodomundo,contribuindonaformaçãodacidadania.Éimprescindível
entãooseuacessoacadaindivíduo,quersejadazonaurbana,quersejadazonarural.Avançaremos
aseguir,demaneirasucinta,naquestãodoensinodeCiênciasNaturaisnassériesiniciais.
3.3.2.Aeducaçãocientíficanassériesiniciais:umdireitosocial
Antesdequalquerdiscussão,evidenciaremosalgunsdadosacercadarealidadedazonarural,especificamentea
educacional,afimdepodermoscompreenderaspolíticasefetivadasnessecontexto.Deacordocomocensorealizado
peloIBGEem2000
50
,umquintodapopulaçãodopaísencontrasenazonarural,somando31.845.211habitantes,oque
equivalea18,75%dapopulaçãobras ileira.NoestadodoPiauí,essepercentualestáemtornode37,10%(1.054.688
habitantes)e,nacidadedeTeresina,estáemtornode5,29%(37.722habitantes).Apesardograndefluxomigratóriopara
oscentrosurbanos,aindaháumasignificativaparceladapopulaçãobras ileiraqueseencontranazonarural.
Emrelaçãoàeducação,especificamenteaBásica,deacordocomocensoescolarrealizadopeloINEPem2004,
azonaruraltem100.357estabelecimentos,sendo280.702turmasdeEnsinoFundamental,dasquais214.584sãode1ªà
4ªsérie.Metadedessesestabelecimentospossuiapenasumasaladeaula,oferecendoexclusivamenteoEnsino
Fundamentalde1ªa4ªsérie,namaioriadasvezesemclassesmultisseriadas
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,emvirtudedonúmerodematrículas
efetivadas,muitasvezesbaixo,emdecorrênciadoproc essomigratório,dobaixoíndicedepovoamentodedeterminadas
áreas,entreoutrosfatores.Sãoatendidos8.267.571estudantes,querepresentam15%damatrículanacional,sendoque
60%dosalunosestãocursandoasquatroprimeirassériesdoEnsinoFundamental.Ressaltesequehánocampo29,8%
deadultosanalfabetosenquantonacidadeesseíndiceéde10,3%.Emrelaçãoaoníveldeescolaridade,nazonarural,é
detrêsaquatroanos,oquecorrespondeaquasemetadedoqueéestimadoparaazonaurbana,queédeseteanos.
Osdadosacimacitadossãoindicadoresdaprecariedadedecorrentedodes amparohistóricoaqueessa
populaçãovemsendosubmetidaequeserefletenosaltosíndicesdeanalfabetismoenosbaixosníveisde escolaridade.
Percebesequeaofertadeumensinodequalidadesetransformanumadasaçõesprioritáriasparaoresgatesocialdessa
população,principalmenteemrazãodaidentidadedohomemquevivenoespaçoruralserbas tantevulnerável.Nesse
contexto,énecessárioumredimensionamentonoensinodestinadoaessarealidade,especificamenteoensinodeCiências
Naturaisemclassesmultisseriadas,jáqueacompreensãoemtornododesenvolvimentocientíficoetecnológicoé
fundamentalparaaformaçãoconscientedocidadãonomundoatual.
Entendemosassimqueaspessoasquevivememzonasruraispossuemodireitolegítimoaumaeducação
adequadaàssuascondições,deacordoc omoartigo28daLDB/96:“NaofertadaEducaçãoBásicaparaapopulação
rural,ossistemasdeensinopromoverãoasadaptaçõesnecessáriasàsuaadequaçãoàspeculiaridadesdavidaruralede
cadaregião[...]”(BRASIL,1996).
Nessaperspectiva,embasadosnasexplicitaçõesacercadasconcepçõesefinalidadessociaisepolíticasparaa
educação,procuramoscompreendercomoocorreoensinodeCiênciasNaturaisemclassesmultisseriadaseosdesafios
ques ãoencontradosnaefetivaçãodesseensinoemsaladeaula.Umdosaspectosessenciaisécompreendermosquea
ciêncianãoédoscientistase“[...]quenãoensinamosciênciaparaformarcientistas.[...]”(CHASSOT,2003a,p.96).Oque
necessitamosédepráticasdetrabalhoquepossamajudarcriançasejovensdasclassesmultisseriadasaapropriarsede
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A população total do Brasil era igual a 169.799.170 habitantes, a do Piauí era de 2.843.278
habitanteseadeTeresinaerade714.318habitantes.
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Em2004,deacordocomocensoescolarrealizadopeloMEC/INEP,asclassesmultisseriadasno
Brasil totalizavam110.661turmas.AconcentraçãodessasclassesocorrenasregiõesNorte,com
21.005, e Nordeste, com 62.135. No Piauí, são 5.485 classes mul tisseriadas. Esses dados
expressam ograndedesafioeducacionalnomeioruraldopaís.