8
RESUMO
Este estudo teve como objetivos principais analisar o perfil epidemiológico e
realizar uma avaliação funcional dos acidentados de trânsito atendidos em um serviço de
fisioterapia de Fortaleza. Para tal, foi realizado um estudo quantitativo e transversal,
desenvolvido de maio a novembro de 2009, na ABCR-Centro. Participaram deste pacientes
acidentados de trânsito realizando tratamento na instituição, maiores de 18 anos e
concordantes em participar da pesquisa. Para coleta dos dados, foram utilizados um roteiro, o
instrumento MIF e a Escala de Participação Social. Os dados foram analisados com o
software SPSS 15.0. Foram avaliados 57 pacientes, 53 homens e quatro mulheres, com idade
média de 37±14 anos, sendo a maioria (49,1%) de casados e com o ensino fundamental
completo (42,1%). Ao considerar as situações trabalhistas antes e após o acidente, encontrou-
se diferença significativa (p<0,01), depois do acidente, a maioria (80,7%) não estava
trabalhando. A motocicleta foi o veículo mais envolvido nos acidentes (70,2%) e o tipo mais
recorrente foi colisão (54,4%). Ao comparar a média de idade de acordo com o tipo de
veículo envolvido, encontrou-se diferença estatisticamente significante (p=0,04) entre os
acidentes com moto e aqueles com veículo não motorizado ou sem nenhum veículo. As
fraturas foram predominantes (73,7%) e os membros inferiores foram as regiões mais
acometidas (60%). Ao comparar a região corporal lesionada de acordo com o veículo
envolvido, encontrou-se que a moto acometia predominantemente os membros e os demais
veículos a região da cabeça (p=0,02). A maioria dos pacientes apresentou independência
completa para a MIF total (54,4%), motora (42,1%) e cognitiva (86%). A locomoção foi o
subdomínio que apresentou os maiores graus de dependência. Quanto à participação social, a
maioria (28,1%) apresentou grave restrição. Ao correlacionar a MIF com a participação social
por meio do teste de correlação de Spearman, obteve-se uma correlação negativa moderada,
estatísticamente significante (R=-0,54, p<0,01). Na análise multivariada da participação
social, entraram no modelo explicativo a MIFmotora, o tempo de internação e o estado civil
(p=0,01; p=0,01; p=0,09, respectivamente). Concluiu-se que a maioria dos participantes era
de homens, adultos jovens e solteiros; que a moto foi o veículo mais envolvido e a colisão o
tipo mais recorrente; que as fraturas foram as lesões mais predominantes e os membros
inferiores os mais acometidos; que, ao considerar o veículo envolvido, houve diferença
quanto à idade dos acidentados, bem como quanto ao perfil lesional (região acometida); que
houve predominância dos indivíduos que apresentavam independência funcional, entretanto
ao considerar os quesitos, o mais acometido foi a locomoção; que se destacaram os indivíduos
com grave restrição da participação social; que a MIFmotora, o tempo de internação e o
estado civil foram explicativos da participação social.
Palavras Chave: Acidentes de trânsito. Classificação Internacional de Funcionalidade,
Incapacidade e Saúde. Pessoas com deficiência. Reabilitação.