77
QUADRO 1 - Entrevistas com os temas significativos abordados nas notas de campo do período.
Datas das
entrevistas:
Notas de
campo:
Percepções e questionamentos da
professora:
Temas abordados pela
pesquisadora:
03/03/2008 Início da
pesquisa
Ansiedade com o trabalho e com os
resultados de sua prática educativa.
Como organiza suas aulas.
Histórico da vida profissional.
Expectativas sobre seus alunos.
24/03/2008 10/03, 12/03,
17/03 e
19/03/2008
O fato de
Thiago estar de costas na
sala de aula. Os primeiros sinais de
exclusão são percebidos. A falta de
tempo para trabalhar de forma
diferenciada, com material concreto. As
interações começam a ser percebidas.
O que representa Thiago de costas
na percepção da professora. Como
driblar a falta de tempo. O fazer
para favorecer o desenvolvimento
de Thiago. O que se espera dele.
14/04/2008 26/03; 31/03;
02/04; 07/04
e
09/04/2008;
Thiago não participa das atividades
desenvolvidas em sala. A aula de
informática representa um grande
momento para Thiago. A necessidade
do mouse adaptado.
Por que ele não participa das aulas.
O que fazer para que ele participe.
Reflexões sobre contribuições das
aulas de informática no
desenvolvimento e aprendizagem
de Thiago.
05/05/2008 14/04; 16/04;
23/04 e
30/04/2008;
O que Thiago já sabe. Demonstração de
angústia sobre o fato de Thiago não
reter o que é trabalhado em sala.
Reorganização do material de Thiago.
Reflexões sobre o que Thiago já
sabe, sobre quais conhecimentos
ele já domina. Discussões sobre de
que ponto partir.
19/05/2008 05/05; 07/05;
12/05 e
14/05/2008;
Como trabalhar partindo do que Thiago
já sabe? A falta de estrutura é percebida
como um fator que dificulta o trabalho.
O que Thiago assimila com mais
facilidade.
O que Thiago sabe. O que é
importante ele saber. Quais os
conhecimentos ele domina mais
facilmente e como isso acontece,
por que, de que forma.
02/06/2008 19/05; 21/05;
26/05 e
28/05/2008;
Contínua procura por modificações na
prática educativa que possam favorecer
o desenvolvimento de Thiago. O anseio
cresce na mesma medida da percepção
de seu potencial.
O que Thiago deve saber. Como
fazer para que ele retenha o
conhecimento. O que é
significativo para ele. Como as
palavras, sílabas e letras podem se
tornar significativas para ele.
16/06/2008 02/06; 04/06;
09/06 e
11/06/2008;
Percepção e requisição do apoio do
AEE. Para que serve o AEE? Então
posso pedir ajuda ao AEE?
Quais suas necessidades para
trabalhar com Thiago. E as
necessidades dele.
23/06/2008 16/06 e
18/06/2008;
Credibilidade no potencial de Thiago.
Percepção das facetas da exclusão.
Questionamentos sobre as atitudes dos
envolvidos com Thiago.
O que seria a inclusão escolar para
Thiago. Na escola quais as
situações de inclusão e exclusão a
que Thiago é submetido.
07/07/2008 23/06; 25/06;
30/06 e
02/07/2008;
Thiago começa a ser comparado
consigo mesmo. Seu desenvolvimento é
percebido como único assim como dos
demais colegas.
O desenvolvimento dos colegas de
Thiago é o foco desta entrevista
que levam a percepções acerca de
Thiago.
14/07/2008 07/07 e
09/07/2008;
As atitudes de exclusão do sistema
educacional são relatadas. O futuro de
Thiago é fator que gera ansiedade na
professora. Um balanço da pesquisa e
do desenvolvimento de Thiago e da
própria professora.
Término da pesquisa. Questões
sobre os pontos positivos e
negativos percebidos pela
professora com relação à pesquisa,
a Thiago, aos outros alunos e à sua
prática educativa.
Fonte: Anotações da pesquisadora.