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Saúde e Produção nos assentamentos do Zumbi dos Palmares e Rio das Pedras no
município de Uberlândia e Ezequias dos Reis e Bom Jardim, no município de
Araguari. Devido aos trâmites legais, esse projeto só entrou em execução no ano de
2004, e eu atuei nele apenas por dois meses, já que minha participação só poderia
acontecer enquanto fosse aluno de Graduação. Como conclui minha Graduação em
julho de 2004, tive que desligar-me do projeto e, por isso, fui substituído pelo meu
amigo Ronicley Araújo.
Logo após minha formatura, em 2004, consegui trabalhar na rede estadual de
Minas Gerais, sob um regime de contrato, comum em nosso estado, até o fim do
ano e, com isso, consegui comprar meu tão sonhado computador, que, naquele
momento, servia para me deixar em contato com a Universidade, com as
tecnologias que, para mim, até então, nunca fizeram parte do meu contexto social,
sem falar na satisfação que sempre sentia ao montar minhas avaliações nele e não
entender por que muitos dos meus colegas de trabalho, que podiam ter um, ainda
utilizavam o mimeógrafo da escola para rodarem suas avaliações.
Nesse mesmo ano tentei o processo seletivo para o Mestrado em Educação
na UFU, entretanto, em minha primeira tentativa não obtive êxito. Fiquei frustrado,
por achar que era meu momento e nem tentei o processo em 2005, ficando apenas
lecionando. Participei de apenas um evento no decorrer do ano, mas, em 2006,
resolvi tentar novamente o processo seletivo e, dessa vez, a história foi diferente.
Em 2004, se tivesse entrado no programa de Mestrado, teria pesquisado
sobre a prática de Jovens e Adultos, mas nesse meio tempo, mudei o
meu foco de
atuação, envolvendo-me na área de utilização do laboratório de informática nas
aulas de Matemática na Escola Estadual José Ignácio de Sousa, em Uberlândia,
principalmente pelo fato de ter sido procurado pela mestranda Adriana Rodrigues,
que era orientanda do professor da UFU, responsável pelo meu crescimento na
época de graduando. Que ironia do destino: se eu tinha ficado frustrado por não ter
entrado no programa de 2005, estava eu, naquele momento, auxiliando a pessoa
que entrara com a “vaga para a qual havia concorrido”. Mas sem dúvida, quando
ouvimos dizer que “Deus escreve certo por linhas tortas”, nesse caso, foi verdade e
realizamos um grande trabalho coletivamente, nas minhas aulas de Matemática na
Escola, com uma grande equipe, composta pela pesquisadora, por alunos bolsistas
de Graduação, pelo professor da UFU
e por mim, todos excelentes profissionais.