191
HISTÓRICODOSBONDES
1859Circulaoprimeirobonde,puxadoaburro,nacidadedoRiodeJaneiro,ligando
oLargodoRocioaoAltodaBoaVista.EstalinhaeracontroladapelaCia.Carrisde
Ferro, cuja exploração fora concedida ao empresário inglês Thomas Cochrane, em
1856.
1862 Atraçãoanimal é substituída por máquinas avapor,o que leva a Carris de
Ferroaumadifícilsituaçãofinanceira.
1865Aempresadecarris,semrecursosparamanterseeampliarotráfegodeseus
veículos,encerrasuasatividades.
1866Éorganizadaa
BotannicalGardenRailRoadCompany
.Aempresa,quemais
tardesetransformarianaCia.deCarrisdoJardimBotânico,foiorganizadaapartirda
concessãoobtidapeloengenheiroamericanoCharlesGreenoughaoBarãodeMauá.
Mauá vinha enfrentando uma série de dificuldades e não obteve sucesso com o
empreendimento.
1868 Inaugurase o primeiro trecho da linha de bondes da Botannical Garden,
ligandooCentro(esquinadasRuasOuvidoreGonçalvesDias)aoLargodoMachado.
1870
TheRiodeJaneiroStreetRailwayCompany
,autorizadaafuncionarnoBrasil
em 1869, inaugura os primeiros trechos de suas linhas, ligando o Largo de são
FranciscoatéoPortãodaCoroa,naQuintadaBoaVista,eemseguida,atéoCajuea
Tijuca.
1871AberturadotrechoentreoLargodoMachadoeaPraiadeBotafogo,maistarde
ampliadoatéasTrêsVendas(nasproximidadesdaatualPraçaSantosDumont)ea
Ponte da Rainha (na atual Rua Marques de São Vicente). Neste ano, inaugurase,
também,oramaldeLaranjeiras.
1872AslinhasdaCia.FerroCarrildeSantaTeresaligamaatualPraçaQuinzede
Novembroao LargodaLapa eàRuado Riachuelo.Desteúltimoponto,estendese
umramalparaSantaTeresa,quevaiatéoLargodosGuimarãeseaRuaAlmirante
Alexandrino.
1873 Aempresa
The Rio de JaneiroStreetRailway Company
passa achamarse
Cia.DeSãoCristóvão.Suaslinhasatravessamáreasoperáriasebastantepovoadas
nasfreguesiasdeSãoCristóvãoeEngenhoVelho,avançandopelaorladaSaúdee
GamboaepelosbairrosdaTijuca,CatumbieRioComprido.ACia.FerroCarrildeVila
Isabel,organizadaem1872peloBarãodeDrummondemaisdoissócios,colocaem
tráfego a sua primeira linha, da atual Praça Tiradentes ao portão da Fazenda dos
Macacos,decujoloteamentooriginaseobairrodeVilaIsabel.
1877InauguraseotrajetoconhecidocomoPlanoInclinadodeSantaTeresa.
1878 Formasea Cia. de Carris Urbanos, englobando, numaúnica administração,
quatroempresas:aLocomotora,aFerroCarrildeSantaTeresa(somenteaslinhasda
parte baixa da cidade), a Ferro Carril Fluminense e a CariocaRiachuelo. A nova
companhiaserveàáreacentraldoRiodeJaneiro,ligandoaaosterminaismarítimose
ferroviários.
1892Inauguraseaprimeiralinhadebondesmovidosaenergiatermelétricaado
Flamengo,abertaaotráfegodesde1890.Aprimeiraviagemfoiumacontecimentode
grandeimportânciaeummarcoparaaCia.JardimBotânico.
AberturadoTúnelVelho(atualAlaorPrata),perfuradopelaCia.JardimBotânicoque
aliadaainteressesdeempresáriosimobiliários,montaumaestratégiapublicitáriapara
vender Copacabanacomouma opção"moderna",como um novoestilo devida. No
mesmoano,abreseao tráfegoa primeiralinhadebondesparaestebairro.Alguns
diretoresda Cia. JardimBotânico,entretanto,achamarriscado eimprudentelevaro
bondeaté"aquelerecantoarenoso,semhabitaçãoecujoprogressoseriamuitolento."
1894CriamsedoisramaisapartirdaRuaBarroso(atualSiqueiraCampos),ponto
terminal da Linha de Copacabana: um em direção ao Leme e outro em direção à
Igrejinha,noPosto6.