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administrativa, seja a sua necessidade como informação, seu planejamento e controle. Os
usuários finais devem determinar a necessidade da informação, ela deve ser gerada para
atender a esses usuários. Portanto, a informação contábil deve ser planejada para a geração de
relatórios, e construção de relatórios com enfoques diferentes aos vários níveis, visando o
atendimento pleno dos usuários (MAGALHÃES; LUNKES, 2000).
Os gestores dependem do recurso informação, sendo esta é a matéria prima do
processo de tomada de decisão. A informação útil é aquela que atende às necessidades dos
gestores nas áreas que atuam. As informações contábeis devem atender adequadamente as
necessidades informacionais de seus usuários, motivando e estimulando o gestor a tomar as
melhores decisões para a empresa (CATELLI, 1999).
Segundo Freitas et al. (1997), revisando os autores Murdick e Munson (1988, p. 149) e
Davis e Olson (1987), observa que as informações devem ter as seguintes características para
que possam ser importantes no momento da tomada de decisão:
Finalidade – a informação necessita ter uma finalidade quando é transmitida para
um Sistema de Informação ou para uma pessoa; caso contrário, ela deixa de ser
informação para ser um ruído; Modo e formato – o ser humano se comunica por
meio dos cinco sentidos e, em suas atividades dentro da organização, principalmente
pela audição e visão em conversas ou leitura de relatórios, gráficos ou telas; a forma
com que os sistemas recebem ou fornecem informações é muito importante para a
realização de seus objetivos; Redundância e eficiência – a redundância é uma
forma de se garantir contra os erros de comunicação; e eficiência na linguagem dos
dados é o complemento da redundância; Velocidade – a velocidade de recepção ou
transmissão da informação é o tempo gasto para se entender um determinado
problema; os seres humanos possuem baixa velocidade em receber, armazenar ou
transmitir informações; Freqüência – a freqüência com que se recebe ou transmite a
informação é um indicador do valor desta; entretanto, a alta freqüência da
informação pode sobrecarregar o receptor; Determinística ou probabilística – a
informação probabilística admite um conjunto de resultados possíveis com suas
probabilidades correspondentes, enquanto que as determinísticas normalmente
admitem apenas um resultado; Custo – toda informação possui um custo; o
responsável pelo Sistema de Informações e os gerentes devem avaliar o valor da
informação e o seu custo; Valor – o valor de uma informação é muito difícil de
determinar e depende muito de outras características ou probabilísticas como modo,
velocidade, freqüência, características determinísticas ou probabilísticas,
confiabilidade e validade; Confiabilidade e precisão – em uma estimativa
estatística, o valor real do parâmetro ficará dentro um determinado intervalo, ao
intervalo menor corresponde maior precisão, com menor confiabilidade; Exatidão –
mede a proximidade de um número com o que deveria ser; Validade – mede o
quanto a informação representa aquilo a que ela se propõe; Atualidade – designa a
antiguidade da informação; Densidade – indica o volume de informação presente
em um relatório ou tela; Corretiva – corrige uma informação passada; e
Confirmatória – quando confirma uma informação já existente (FREITAS et al.,
1997, p. 31, grifo do autor).