6.2.3 Variáveis da pesquisa ............................................................................................. 120
6.2.4 Técnica de coleta de dados ..................................................................................... 121
6.2.5 Técnica de análise dos dados .................................................................................. 123
6.2.6 Protocolo de estudo de caso .................................................................................... 124
6.2.7 Aspectos éticos na pesquisa científica .................................................................... 125
6.3 Descrição das empresas estudadas ............................................................................... 126
7 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS ........................................................ 135
7.1 HOTEL A........................ ............................................................................................. 135
7.1.1 Estratégia: objetivos e metas estratégicas ................................................................ 138
7.1.2 Controle do desempenho ......................................................................................... 138
7.1.3 Medição de desempenho ......................................................................................... 139
7.1.4 Indicadores de medição de desempenho ................................................................. 140
7. 2 HOTEL B. ................................................................................................................... 141
7.2.1 Estratégia: objetivos e metas estratégicas ............................................................... 143
7.2.2 Controle do desempenho ........................................................................................ 144
7.2.3 Medição de desempenho ........................................................................................ 144
7.2.4 Indicadores de medição de desempenho ................................................................ 145
7.3 HOTEL C.. ................................................................................................................... 146
7.3.1 Estratégia: objetivos e metas estratégicas ............................................................... 148
7.3.2 Controle do desempenho ........................................................................................ 149
7.3.4 Medição de desempenho ........................................................................................ 149
7.3.5 Indicadores de medição de desempenho ................................................................ 149
7. 4 HOTEL D. ................................................................................................................... 150
7.4.1 Estratégia: objetivos e metas estratégicas ............................................................... 153
7.4.2 Controle do desempenho ........................................................................................ 153
7.4.3 Medição de desempenho ........................................................................................ 154
7.4.4 Indicadores de medição de desempenho ................................................................ 154
7. 5 HOTEL E. .................................................................................................................... 155
7.5.1 Estratégia: objetivos e metas estratégicas ............................................................... 157
7.5.2 Controle do desempenho ........................................................................................ 157
7.5.3 Medição de desempenho ........................................................................................ 158
7.5.4 Indicadores de medição de desempenho ................................................................ 158
7. 6 HOTEL F. .................................................................................................................... 158
7.6.1 Estratégia: objetivos e metas estratégicas ............................................................... 161
7.6.2 Controle do desempenho ........................................................................................ 161
7.6.3 Medição de desempenho ........................................................................................ 161
7.6.4 Indicadores de medição de desempenho ................................................................ 162
7. 7 HOTEL G. ........................................................................................................ ...........162
7.7.1 Estratégia: objetivos e metas estratégicas ............................................................... 165
7.7.2 Controle do desempenho ........................................................................................ 165
7.7.3 Medição de desempenho ........................................................................................ 166
7.7.4 Indicadores de medição de desempenho ................................................................ 166
7.8 Síntese da Análise das empresas .................................................................................. 166
7.8.1 Processo estratégico ................................................................................................ 167
7.8.2 Controle do desempenho ........................................................................................ 169
7.8.3 Indicadores de medição de desempenho ................................................................ 171
7.8.4 Especificidades das pequenas e médias empresas .................................................. 173
7.8.5 Síntese da análise por segmento hoteleiro...............................................................175