151
________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998
________ . Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do
Oprimido (7ª ed.). São Paulo: Paz e Terra, 2000
Gadotti, M. Concepção Dialética da Educação: Um estudo introdutório (14ª
ed.). São Paulo: Cortez, 2003
_________ . Educação e poder: Introdução à pedagogia do conflito (11ª ed.).
São Paulo: Cortez Editora, 1998
_________ . Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São
Paulo: Cortez, 2002
Garcia, C. M. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. In: C.
M. Garcia, Formação de professores:Para uma mudança educativa (I. Narciso,
Trad., pp. 137-145). Porto, Portugal: Porto, 1995
Giroux, H. A. Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia
crítica da aprendizagem. Porto alegre: Artes Médicas, 1997
Goméz, Angel Pérez. O pensamento prático do professor: A formação do
professor como profissional reflexivo. In: Nóvoa, Antonio. Os professores e a sua
formação. (PP.95-113). Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1992
Gramsci, A. Os intelectuais e a organização da cultura (9ª ed.). Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1995
Guareschi, Pedrinho. Empoderamento. In: Streck, Danilo (Coord). Dicionário
Paulo Freire. (PP 165-166).Belo Horizonte: Autêntica, 2008
Heller, Agnes. O cotidiano e a história. Tradução Carlos Coutinho e Leandro
Konder. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008
Instrução Normativa 002/95/SEE/MT
Instrução Normativa 006/95/SEDUC/MT
Instrução Normativa 001/96/SEDUC/MT
Japiassu, H. Nascimento das ciências Humanas. In: H. Japiassu, A pedagogia
das Incertezas (pp. 99-130). Rio de Janeiro: Imago, 1983
Kosik, K. A Praxis. In: K. Kosik, Dialética do Concreto (2ª ed., pp. 217-248).
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995
________. O mundo da pseudoconcreticidade e a sua destruição. In: K.
Kosik, Dialética do Concreto (2ª ed., pp. 13-39). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995
Libâneo, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? (8ª ed.). São Paulo:
Cortez, 2005
_________ e Pimenta, Selma Garrido. Formação dos profissionais da
educação: Visão crítica e perspectivas de mudança. In: Pimenta, Selma Garrido
(Org.). Pedagogia e pedagogos: Caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2006
Lima, L. C. A escola como organização educativa:Uma abordagem
sociológica. São Paulo: Cortez, 2001
Lück, H. Concepções e processos Democráticos de Gestão Educacional (Vol.
II). Rio de Janeiro: Vozes, 2006