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A partir do projeto Sarã, os professores ROS e AND trazem os conceitos de
interdisciplinaridade e trabalho com projetos para sua prática pedagógica, como referência
para a distribuição dos conteúdos para 1º e 2º ciclos do ensino fundamental. Vejamos o que
eles dizem primeiro sobre o trabalho com projetos.
O projeto é livre. Tem o período do bimestre pra entregar relatório, o dossiê do
aluno, mas é livre, eu posso montar um projeto qualidade de vida e trabalharia o ano
todo. Mas eu tenho que tá avaliando, a coordenadora pede pra tá avaliando, voltar
nos pontos que você não atingiu. Se atingiu-se tudo, não tem porque continuar nele.
(AND/M 32 anos P. E6)
(...) é escolhido um tema, por exemplo, agora no 2º bimestre tamo trabalhando meio
ambiente, cada bimestre é um tema, 1º bimestre trabalhamos sobre Cuiabá, agora
meio ambiente, e assim vai indo. Por exemplo, no meio ambiente, cada professor
fica com um tema específico, lixo, água, rio Cuiabá, natureza... eu, por exemplo, tô
ém trabalhando com os alunos maiores a
importância, o que estas mudanças climáticas que vem acontecendo estão trazendo
as aulas de Educação Física, como a respiração, quando a umidade do ar baixa
porque a gente praticamente não pode correr, então tudo em forma de pesquisa com
eles. Também a reciclagem, que é um projeto de criação, cada aluno... eles estão
fazendo já, confeccionando, já tô com muitos feitos comigo lá no meu armário, eles
estão confeccionando brinquedos a partir de material do lixo, pasta de dente, caixa
de fósforo, garrafa, e cada um vai ta criando um brinquedo, mostrando que a gente
pode reciclar o lixo. (ROS/F 39 anos P. E1)
A professora ROS explica o trabalho com projetos através de exemplos do que ela está
realizando com seus alunos naquele bimestre. Seu exemplo se refere ao projeto com o tema
meio ambiente, confirmando os dados contidos em seu planejamento, reforçando que é um
trabalho que garante a especificidade da Educação Física.
Outra constatação importante é que os depoimentos referentes ao trabalho com
projetos e interdisciplinar, confirmam as orientações passadas dos gestores aos professores de
suas escolas. A seguir, a fala do professor AND sobre a interdisciplinaridade em sua escola:
Com os professores, ou seja, eles querem que nós, é... trabalhemos o projeto dos
professores. A interdisciplinaridade que eu entendo que eles passam pra gente é isso.
O professor de Educação Física, artes e línguas entrar no projeto do professor. Não,
não é um reforço. Até eu bato muito em cima disso, fica maçante pro aluno. Por isso
que quando nós elaboramos nosso projeto da Educação Física, um dos pontos tá lá,
que o professor de Educação Física tem a liberdade de trabalhar seu conteúdo
independente da interdisciplinaridade com os professores. Mas nós somos cobrados
bastante pra trabalhar o conteúdo do professor. Eu posso fazer meu projeto, a
coordenadora vai olhar e falar onde é que tá inserido aqui o projeto dos professores
da sala... tanto é que esse ano ficou um projetão só pra todo mundo por causa disso.
Tinha que fazer um planejamento...uma professora trabalhava com água, a outra
trabalhava com lixo, a outra trabalhava com saúde...nós ficamos perdidão. Perdido,
ou seja, como é que você vai montar uma aula interdisciplinar com tudo isso. Isso aí
só dá pra você trabalhar verbalmente. Por isso que eu falo, vai perdendo aquela
especificidade da Educação Física, trabalhar o corpo. (AND/M 32 anos P. E6)