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Design de Moda: Interconexão Metodológica
Este é o caso da empresa internacional de serviços de informações online, análise de
tendências e novidades da indústria e do comércio da moda e do design, a WGSN (Worth
Global Style Network). Fundada em 1998 por Julian e Marc Worth, possui, atualmente,
mais de 200 equipes de profissionais espalhados pelas mais diversas cidades do mundo,
e também nas principais capitais. Sua sede é em Londres, mas possui escritórios em
Nova York, Hong Kong, Los Angeles, Melbourne e Tokyo. Em sua lista de clientes figuram
empresas como Benetton, Calvin Klein, Diesel, Disney, Dolce & Gabbana, El Corte Inglês
S.A., Giorgio Armani, Hallmark, Levi Straus & Co., Motorola, Swatch Group, Zara, dentre
outras, ver www.wgsn.com.
O Brasil possui duas empresas especializadas em pesquisa de comportamento com
abordagens distintas, com grande penetração junto às empresas e forte impacto entre
os designers de moda.
Uma delas, o Observatório de Sinais, é uma agência de consultoria, especializada em
tendências, pesquisas e estudos, fornecendo instrumentos e serviços para a inovação em
marketing, branding, design e comunicação. Trabalha com a observação e interpretação
dos sinais sócio-culturais, dos comportamentos e modos de vida, com a intenção de
compreender novos usos, atitudes, gostos e escolhas. Sua proposta é realizar uma análise
transversal (vários setores) do local e do global, por meio do indivíduo, grupos, vida
cotidiana, objetos, espaços, produtos, tecnologia, comunicação etc.
A metodologia utilizada está publicada no livro de mesmo nome, de autoria do sociólogo
Dario G. Caldas, também fundador dessa agência. A equipe é composta por profissionais
e colaboradores de diversas áreas de atuação. Artes plásticas, arquitetura e design, moda,
marketing, publicidade, recursos humanos, comportamento, sociologia, história, filosofia,
são os principais campos de conhecimento que se cruzam e enriquecem as informações
por eles fornecidas.
Design de Moda: processos projetuais para a criação