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Tabela 5 - Nível de correlação entre a importância atribuída e a competência percebida dos
treinadores esportivos catarinenses.
Variáveis CPI.1.1 CPI.1.2 CPI.1.3 CPI.1.4 CPI.2.1 CPI.2.2 CPI.2.3 CPI.2.4 CPD.1 CPD.2 CPGeral
IAI.1.1
0,41** 0,22** 0,32** 0,19* 0,17* 0,25** 0,30** 0,23** 0,33** 0,19* 0,32**
IAI.1.2
0,28** 0,46** 0,28** 0,38** 0,37** 0,49** 0,36** 0,21** 0,48** 0,38** 0,46**
IAI.1.3
0,21** 0,22* 0,50** 0,37** 0,34** 0,23** 0,51** 0,30** 0,39** 0,33** 0,37**
IAI.1.4
0,19* 0,29** 0,37** 0,66** 0,54** 0,37** 0,52** 0,36** 0,30** 0,42** 0,29**
IAI.2.1
0,26** 0,24** 0,32** 0,40** 0,50** 0,32** 0,48** 0,31** 0,25** 0,37** 0,24**
IAI.2.2
0,20** 0,51** 0,28** 0,38** 0,45** 0,49** 0,36** 0,31** 0,39** 0,38** 0,37**
IAI.2.3
0,21* 0,28** 0,46** 0,51** 0,50** 0,39** 0,57** 0,37** 0,37** 0,45** 0,35**
IAI.2.4
0,27** 0,38** 0,37** 0,24** 0,28** 0,25** 0,37** 0,34** 0,29** 0,30** 0,28**
IAD.1
0,29** 0,38** 0,38** 0,38** 0,35** 0,38** 0,52** 0,31** 0,40** 0,34** 0,38**
IAD.2
0,19* 0,39** 0,31** 0,31** 0,39** 0,35** 0,52** 0,27** 0,26** 0,34** 0,25**
IAGeral
0,27** 0,42** 0,34** 0,35** 0,32** 0,39** 0,48** 0,28** 0,36** 0,31** 0,34**
Legenda: *p<0,01, **p<0,001 CPI.1.1 – Gestão e Legislação do Esporte, CPI.1.2 – Biodinâmica do Esporte, CPI.1.3 – Psico-Sócio -
Culturais do Esporte, CPI.1.4 – Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo, CPI.2.1 – Planejamento e Gestão Esportiva, CPI.2.2 –
Avaliação do Esporte, CPI.2.3 – Comunicação e Integração do Esporte, CPI.2.4 – Auto-reflexão e Atualização Profissional do Esporte,
CPD.1 – Conhecimentos Profissionais, CPD.2 – Habilidades Profissionais, CPGeral – Avaliação Global da Competência Percebida, IAI.1.1
– Gestão e Legislação do Esporte, IAI.1.2 – Biodinâmica do Esporte, IAI.1.3 – Psico-Sócio-Culturais do Esporte, IAI.1.4 – Teoria e
Metodologia do Treinamento Esportivo, IAI.2.1 – Planejamento e Gestão Esportiva, IAI.2.2 – Avaliação do Esporte, IAI.2.3 –
Comunicação e Integração do Esporte, IAI.2.4 – Auto-reflexão e Atualização Profissional do Esporte, IAD.1 – Conhecimentos Profissionais,
IAD.2 – Habilidades Profissionais, IAGeral – Avaliação Global da Importância Atribuída.
As demais associações entre os correspondentes indicadores de ambos os construtos
demonstraram moderadas correlações, exceto o indicador da habilidade de Auto-reflexão a
atualização profissionais no esporte que obteve fraca correlação (rs 0,34). Esta habilidade
pode ser considerada uma necessidade profissional juntamente com a habilidade de Avaliação
do esporte, devido a importância relativa à intervenção na área (85,0% e 92,5%,
respectivamente), bem como o menor domínio percebido entre os treinadores investigados
(86,5% e 87,8%, respectivamente). Da mesma forma, os conhecimentos profissionais de
Gestão e legislação do esporte e de Biodinâmica do esporte podem ser considerados
necessidades profissionais, os quais também receberam importância relativa (80,3% e 92,5%,
respectivamente), mas com menor competência percebida pelos treinadores catarinenses
(65,3% e 81,7%, respectivamente).
Os resultados sobre a importância atribuída às competências são similares aqueles
encontrados com treinadores (SIMÃO, 1998) e professores de Educação de Física
portugueses (NASCIMENTO; GRAÇA, 1998). Além disso, parecem confirmar as
necessidades do treinador do século XXI, apontadas por Rosado (2000), nomeadamente de
grande domínio da modalidade e de sua metodologia, como também adotar uma nova atitude
que valorize os aspectos motivacionais dos atletas e o seu próprio desenvolvimento pessoal e
social.
Apesar do processo de treinamento esportivo demandar cada vez mais conhecimentos
científicos amplos e diversificados, ainda tem prevalecido nesta área uma visão estreita que
considera apenas os conhecimentos produzidos pela biomecânica e fisiologia para o sucesso
no esporte de rendimento. As evidências parecem acompanhar a tendência atual de