7
RESUMO
A capacidade de provocar transformações na sociedade, nas perspectivas
econômica, social, cultural e ambiental, faz do Turismo um fenômeno que vem se
destacando nos últimos anos. O atual Plano Nacional de Turismo, intitulado “Uma
viagem de inclusão”, tem como prioridades a distribuição de renda, por meio da
geração de novos empregos, a oportunidade de inclusão de brasileiros no mercado
de trabalho e, também, como participantes ativos do turismo enquanto
consumidores. Vale ressaltar, ainda, a responsabilidade que o Estado Brasileiro dá à
atividade, quando indica que, através do turismo, podem-se erradicar a pobreza
extrema e a fome, além de reduzir a violência. Assim, criam-se expectativas para o
desenvolvimento social de comunidades locais, que não encontraram benefícios no
modelo turístico industrial. Dessa forma, a renovação das localidades, através da
participação comunitária, decidindo sobre o desenvolvimento local é uma
característica que coloca o turismo como objeto de estudo que se articula com
diversos segmentos da sociedade. Nesse sentido, este estudo pretende destacar os
aspectos ligados à participação da comunidade na definição de espaços e atividades
que possam ser explorados turisticamente. Para tanto, este trabalho traz uma
abordagem sobre o Turismo e participação comunitária, a partir de um conceito mais
amplo de comunidade, que perpassa pelas questões territoriais de proximidade, mas
contempla também as comunidades que se criam extraterritorialmente, ou seja, as
comunidades virtuais a partir das tecnologias da informação e comunicação.
Entende-se que a aproximação entre os conceitos de turismo e inclusão digital
oportuniza um novo olhar sobre as possibilidades da participação comunitária na
concepção de propostas voltadas ao turismo local. Nessa perspectiva, o estudo teve
como objetivo analisar se a formação de uma rede social de inclusão digital pode
favorecer o fortalecimento do turismo receptivo em Novo Hamburgo, oportunizando a
reflexão e discussão de seus moradores sobre o potencial turístico de seus bairros.
A pesquisa foi desenvolvida em duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental do
município de Novo Hamburgo, que estão envolvidas no projeto Escola Aberta.
Optou-se por esta modalidade de escola, a fim de que a pesquisa pudesse repercutir
além dos muros escolares, oportunizando a participação da comunidade escolar. O
estudo segue uma abordagem qualitativa de investigação ação e envolve a análise
da interação que ocorre entre dois grupos pertencentes a escolas da rede pública de
ensino de Novo Hamburgo, que se comunicam por meio de um blog. Neste estudo,
busca-se analisar o potencial desta ferramenta em promover a interação social
mútua por meio de uma comunidade virtual que pense o turismo. O fato das cidades
estarem se constituindo em espaços de fluxos, em que as pessoas e a informação
circulam rapidamente, vem ao encontro da proposta, que busca fortalecer redes de
confiança com ações embasadas na solidariedade e na cooperação dos agentes
sociais envolvidos no processo. Os resultados apontam que a possibilidade de
expandir conhecimentos através de trocas e compartilhamento de conteúdos faz do
meio digital um aliado na construção de conhecimento colaborativo, repercutindo na
formação de novas comunidades que não estão atreladas ao conceito de lugar, mas
que buscam, por meio de práticas sociais, desenvolver ações colaborativas para
favorecer o acesso e a distribuição dos benefícios da atividade turística, privilegiando
cada um dos atores envolvidos: turista, prestador de serviços e a comunidade
receptora.
Palavras-chave: Turismo. Inclusão digital. Interação. Comunidade virtual. Políticas
públicas.