tona, a condição socioeconômica do distrito de Barra do Camaratuba, mas confirmando a existência de
um investimento sólido no que diz respeito à educação. O docente apresenta, dentre as facilidades de
se ter material para o aluno, a dificuldade da gestão dos livros didáticos, alegando que o processo de
distribuição nem sempre é possível devido a fatores relacionados a devolução por parte dos alunos que
passam para outra série.Conforme o professor em sua fala, e isso foi evidenciado no decorrer da
entrevista, conforme segue trechos da entrevista:
A: Você participa do processo de escolha do livro didático?
Ah! Participo
Participo, analiso né, [...] a gente tem livro [...], a gente fica a vontade para a
escolha do livro didático, analisa e ver qual é que pode ser escolhido para
trabalhar a realidade vivenciada pelo aluno.
Nós temos livros didáticos de: Português né, Matemática, Ciências, História e
Geografia, só que a quantidade não é suficiente pra cada aluno.
Aí fica aqui, né, só leva pra casa só quando a gente passa uma atividade né, pra
casa, trabalho em grupo[...]
Ao valorizar os livros didáticos, bem como as possibilidades contidas nessas obras, o
professor acena para um processo de escolha que ainda esta fragilizado. No município de
Mataraca uma mesma obra de geografia e história foi escolhida por todos os professores no
PNLD 2007. Essa unanimidade na seleção das obras impossibilita outras leituras. Ao
perguntar sobre os recursos didáticos utilizados com frequência e valorizados pelos
professores em sala de aula, pudemos constatar uma das hipóteses que era a importância
atribuída pelos docentes ao livro didático, o que favoreceu o desdobramento e melhor
compreensão das entrevista, para nossa surpresa, as respostas foram unânimes. Segue os
trechos das entrevistas que enfatizam a importância dessa política publica tão relevante para
os educadores pelo seu alcance geográfico:
A: Quanto a utilização do material didático o que você considera indispensável? Em
termos de material didático na escola, o que é que não pode faltar?
Professor 01: O livro didático, não pode faltar, os demais recursos nem tanto.
Professora 02: As coleções de livros didáticos, eu me espelho muito nelas.
Professora 03: Eu acho o seguinte, o básico do básico, eu acho que [...], nós temos o
livro didático que vem do governo, do ministério da educação né, e geralmente vem
do professor e vem o do aluno, e a partir do 3º ano são livros não consumíveis, o
aluno sempre devolve em estado deplorável, quando devolve, então, eu acho, livro
didático, material de apoio por professor trabalhar também, digamos que ele não se,
não se..., o trabalho dele, o acervo dele de pesquisa não se resume apenas ao manual
daquela série que ele ta dando, daquela determina disciplina que foi aprovado pelo
PNDL [PNLD], é, anterior né, então, eu acho que o livro didático de apoio pro
professor e também com o aluno materiais de apoio como jogos, sabe?, que
otimizam as aulas e torna muito mais interessante o aluno manipulando, ele usando o
sensorial dele pra facilitar o aprendizado, então, acho que isso, os livros, o [...], acho
necessário que em toda escola deveria haver um acervo de manuais pro professor, se
tivesse né, eu acho que ta vindo, mais ainda demora muita a chegar aqui, se nós
tivéssemos internet pra pesquisar também novas, novos métodos, estratégias pra