Download PDF
ads:
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Julio de Mesquita Filho”
Instituto de Artes
Programa de pós-Graduação em Artes Mestrado
M u l h e r e s R e c i p i e n t e s :
Recortes poéticos do universo feminino nas Artes Visuais
Flavia Leme de Almeida
Dissertação submetida à UNESP como requisito exi-
gido pelo Programa de s-Graduação em Artes, área
de concentração em Artes Visuais, linha de Pesquisa
em Processos e Procedimentos Artísticos sob a orien-
tação da Profª Drª Geralda Mendes F. S. Dalglish (La-
lada) para a obtenção do título de Mestre em Artes
.
São Paulo
2009
ads:
A447m
Almeida, Flávia Leme de, 1978 -
Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino
nas artes visuais / Flávia Leme de Almeida. - São Paulo : [s.n.], 2009.
340 f.
Bibliografia
Orientador: Profª. Drª. Geralda Mendes F.S. Dalglish (Lalada)
Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Pau-
lista, Instituto de Artes.
1. Mulheres na arte. 2. Mulheres artistas. 3. Cerâmica - Artes
Visuais. 4. Feminismo e arte. I. Dalglish, Geralda Mendes F. S. (La-
lada) II. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. III. Título
CDD - 709
Flavia Leme de Almeida
M u l h e r e s R e c i p i e n t e s :
Recortes poéticos do universo feminino nas Artes Visuais
Dissertação submetida à UNESP como requisito exigido pelo Pro-
grama de Pós-Graduação na área de concentração em Artes Visuais,
para a obtenção do título de Mestre em Artes.
Banca Examinadora:
Profª. Drª. Geralda Mendes F. S. Dalglish (Lalada)
Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes
Profª. Drª. Mariza Bertoli
Conselheira da Sociedade Científica de Estudos da Arte
Profª. Drª. Lóris Graldi Rampazzo
Universidade São Judas Tadeu - Faculdade de Letras, Artes, Comu-
nicação e Ciências da Educação
Data de Aprovação: 28 de setembro de 2009
Dedico esta dissertação à memória da minha mãe,
a Grande Mãe
.
Agradeço aos meus pais, Hélvio e Mali pela vida, amor incondi-
cional e colaboração em todos os momentos e aos meus tios, Ma-
nolo e Nany, pelo amor, apoio e por serem meus “pais postiços”;
À todos os meus mestres que me ensinaram e me ajudaram a che-
gar até aqui, especialmente à Profª Drª Lalada Dalglish;
À Prof
ª Dr
ª
Mariza Bertoli pelas valiosas colocações e comentários
na entrevista concedida;
Aos meus amigos de agora e sempre, especialmente: Vanessa Lam-
bert, Vera Cozani, Soraia Savaris, Carol Ribas, Thiago Freire, Neusa
Cézar, Daniela Matarazzo, Cecília Cabañas, Flávia Amadeu;
Ao Asnésio Bosnic Botões pela ajuda mais que preciosa em vários
momentos desta dissertão, pela paciência, pelo carinho, pelo
amor e também pelo seu modo estimulante e contagiante de en-
carar a vida - um companheiro mais que querido!
A menina e a mulher, em seu desdobramento novo e próprio, serão apenas
de passagem imitadoras dos vícios e das virtudes masculinos e repetidoras das
profissões dos homens. Depois da incerteza dessas transições, o que se revelará
é que as mulheres passaram por todos esses sucessivos disfarces (muitas vezes
ridículos) para purificar sua própria essência das influências deformadoras do
outro sexo. (...) Essa humanidade da mulher, realizada em meio a dores e hu-
milhações, virá à tona quando ela tiver se livrado das convenções de sua situa-
ção exterior. E os homens, que hoje não a sentem vir ainda, serão
surpreendidos e derrotados por essa humanidade. Um dia (já agora, especial-
mente nos países nórdicos, os indícios confiáveis a favor disso são eloqüentes),
um dia se encontrarão a menina e a mulher cujos nomes não significarão ape-
nas uma oposição ao elemento masculino, mas algo de independente, algo
que não fará pensar em complemento ou em limite, apenas na vida e na exis-
tência: o ser humano feminino.
Tal progresso transformará profundamente a vivência do amor, agora cheia de
equívocos, trará alterações profundas (a princípio contra a vontade dos ho-
mens ultrapassados), configurando uma relação de ser humano com ser hu-
mano, não mais de homem e mulher. E esse amor mais humano (que se
realizará de modo infinitamente delicado e discreto, certo e claro, em laços
atados e desatados) será semelhante àquele que nós preparamos, lutando com
esforço, portanto ao amor que consiste na proteção mútua, na delimitação e
saudação de duas solidões.
Rainer Maria Rilke, 14 de maio de 1904
1
....................................................................................
1
RILKE, Rainer Maria, 1875-1926.
Cartas a um jovem poeta
/ Rainer Maria Rilke; tradução de Pedro
Süssekind. Porto Alegre: L&PM, 2007. p. 69 a 71.
RESUMO
Esta dissertação de mestrado é o resultado de uma investigação sobre o universo
feminino nas Artes Visuais. As prováveis tecituras resultantes dos entrelaçamen-
tos de tramas e urdiduras artísticas apontaram para as questões estéticas, as ela-
borações formais e simbólicas do feminino em suas diversas representações. A
pesquisa foi dividida em quatro partes que interligaram-se por um fio condutor:
o papel e a força da mulher na história da arte. Na primeira parte, o feminino
foi mostrado na sua forma mais ancestral de representação através das estatuetas
votivas, denominadas Vênus - a figura da mulher apresentou-se nesse período
como força fertilizadora. Na segunda parte, abordou-se a manifestação artística
das mulheres após a onda revolucionaria sexista - o feminino é então mostrado
como força revitalizadora. A terceira parte foi destinada às artistas (es)colhidas
do século XX e XXI que trataram do feminino em suas poéticas artísticas - o fe-
minino é tecido como força convergente. Mulheres Recipientes é finalmente ali-
nhavada na quarta e última parte, que contém o arremate dos fios artísticos
tradicionais antigos e contemporâneos com as possíveis leituras das obras em
cerâmica da autora - o feminino completa-se como força reconciliadora.
Palavras-chave:
Arte Contemporânea; Mulheres Artistas; Movimentos Femi-
nistas; Escultura; Cerâmica.
Grande Área: Letras, Linguística e Artes
Área: Artes
RESUMEN
Esta disertación de maestría es el resultado de una investigación sobre el universo
femenino en las artes visuales. Las probables tesituras resultantes de los entrela-
zamientos de tramas y urdidoras artísticas apuntaran para las cuestiones estéticas,
las elaboraciones formales y simbólicas del femenino en sus diversas represen-
taciones. La investigación fue repartida en cuatro partes que juntan por un hilo
conductor: el papel y la fuerza de la mujer en la historia del arte. En la primera
parte, el femenino fue enseñado en una forma más ancestral de representación
a través de estatuitas votivas, denominadas venus el imagen de la mujer fue
presentada en el ese periodo como fuerza fertilizadora. En la segunda parte,
abordo-se la manifestación artística de las mujeres pos la fase revolucionaria se-
xista – el femenino es demostrado como fuerza revitalizadora. La tercera etapa
fue destinada a artistas elegidas del siglo XX y XXI que retratasen del femenino
en sus poéticas artísticas el femenino es el tejido como la fuerza convergente.
Mujeres Recipientes es finalmente alinhava en esta cuarta y última etapa que
contiene el remate de los hilos artísticos tradicionales antiguos y contemporá-
neos con las posibles lecturas de las obras en cerámica de la autora el femenino
se completa como fuerza reconciliadora.
Palabras-clave: Arte contemporánea; Mujeres artistas; Movimientos feministas;
escultura; cerámica.
Grande área: letras; lingüística y artes
Área: Artes
ÍNDICE DE FIGURAS
Figuras: 1; 2; 3; 4; 5 - Fonte: Phaidon Press. 30.000 Years of
Art. The Story Of Human Creativity Across Time And Space.
London; New York, NY: Phaidon Press, 2007.
Figuras: 6; 7 - Fonte: ARGAN, Giulio Carlo, 1909 - 1992. Arte
Moderna / Giulio Carlo Argan : Tradução Denise Bottmann e
Fedrerico Carotti. - São Paulo ; Companhia das Letras, 1992.
Figura: 8 - Fonte: www.hildegardadebingen.com.ar (acesso em:
05/05/08)
Figura: 9 - Fonte: www.forumtime.it (acesso em: 15/05/08)
Figura: 10 - Fonte: www.csupomona.edu (acesso em: 08/05/08)
Figura: 11 - Fonte: www.dic.academic.ru (acesso em: 15/05/08)
Figura: 12 - Fonte: JANSON, H. W. Iniciação a Historia da Arte
/. H. W. Janson, e Anthony F. Janson : [tradução Jefferson Luiz
Camargo]. - 2a ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Figura: 13 - Fonte: RMN, Thierry Ollivier
Figuras: 14; 15; 16; 21; 22; 23; 24; 25; 26; 27; 28; 29; 30; 32 -
Fonte: GROSENICK, Uta. Women Artists Mulheres Artistas nos
séculos XX e XXI. São Paulo: Taschen, 2005.
Figura: 17 - Fonte: DAHER, Andréa, Surrealismo. Rio de Janeiro:
Caixa-Catálogo CCBB, 2001.
Figura: 18 - Fonte:
www.mac.usp.br/mac/acervo/(acesso: 05/06/09)
Figura: 19 - Fonte: AMARAL, Aracy. Tarcila do Amaral. Projeto
Cultura - Artistas do Mercosul. Buenos Aires: Banco Velox,
1998.
Figura: 20 - Fonte: JÚNIOR, Gesiel. História de Djanira,
brasileira de Avaré /Gesiel Júnior. - São Paulo: Arcádia, 2000.
141 p. : il.
Figura: 31 - Fonte: 25ª Bienal de São Paulo. Iconografias Met-
ropolitanas - Cidades. Fundação Bienal de São Paulo, 2002.
Figura: 33 - Fonte: CINTO, Sandra, 1968. Sandra Cinto: Con-
strução / (Coordenação editorial: Sandra Cinto: Textos: Adriano
Pedrosa, Angélica de Moraes, Marcos Moraes, Paulo Reis,
Raphaela Platow. Tradução: João Moris e Wayne Santos:
Cronologia: Margarida Sant'Anna. Santiago de Compostela:
Dardo ds, 2006.
Figura: 34 - Fonte: Catálogo da exposição A coleta da neblina
1996/2001 de Brígida Baltar. Galeria Nara Roesler, 2001.
Figuras: 35; 36; 37; 38; 39; 40; 41 - Fonte: LANDUCCI, (edi-
tor). Frida Kahlo. Luis-Martín Lozano, coordenación
editorial.México: 2007.
Figura: 42 - Fonte: BOURGEOIS, Louise; BERNADAC, Marie-
Laure e OBRIST, Hans-Ulrich. Louise Bourgeois, Destruição do
Pai, Reconstrução do Pai. o Paulo, Cosac & Naif Edições,
2000.
Figura: 43 - Fonte: www.designboom.com foto: Eeva Inkeri
(acesso em: 18/11/08)
Figura: 44 - Fonte: http://fy.rsoo.de/pdfs/louise2/image019.jpg
(acesso em: 18/11/08)
Figura: 45 - Fonte: Cortesia Cheim & Read, Galerie Karsten
Greve e Galerie Hauser & Wirth © Louise Bourgeois. Foto:
Rafael Lobato.
Figuras: 46; 53 - Fonte: http://www.centrepompidou.fr MNAM
dist.RMN © Adagp, Paris 2008 (acesso em: 18/11/08)
Figura: 47; - Fonte: http://www.ngv.vic.gov.au
© Louise Bouergeois/VAGA, New York. (acesso em: 18/11/08)
Figuras: 48; 54; - Fonte: Galeria Robert Miller, New York.
Figura: 49 - Fonte: http://www.cbc.ca/ National Gallery do
Canadá. Foto: CBC News
Figura: 50 - Fonte: www.sanfranciscosentinel.com
Foto: Bill Wilson (acesso em: 18/11/08)
Figura: 51 - Fonte: Cortesia Cortesia Cheim & Read, Galeria
Nova York © Louise Bourgeois.
Figura: 52 - Fonte: GaleriaKarsten Greve e Galeria Hauser &
Wirth. Foto: Allen Finkelman
Figuras: 56; 57; 58; 59; 60; 62; 67 - Fonte: Flávia Leme
Figuras: 61; 66 - Fonte: http://arteonline.arq.br/museu Foto:
Henry Stohl / Regina Célia Pinto (acesso em: 28/11/08)
Figuras: 63; 64; 65; 68 - Fonte: COSTA, Marcus de Lontra. Arte
do fogo, do sal e da paixão - Celeida Tostes / Marcus de Lontra
Costa. Rio de Janeiro: CCBB, 2003.
Figura: 69 - Fonte: www.mycontemporary.com (acesso em:
13/10/08)
Figuras: 70 e 75 - Fonte: Niki de Saint Phalle de Pontus Hulten,
Ed. Verlag Gerard Hatje
Figura: 71 - Fonte: Centre Pompidou © 2009 Niki Charitable Art
Foundation / ADAGP, Paris 2009. Foto: Philippe Migeat
Figura: 72 - Fonte: http://lh5.ggpht.com/ © VBK Wien, 2004 /
Niki de Saint Phalle, Sprengel Museum Hannover (acesso em:
13/10/08)
Figura: 73 - Fonte: http://www.queencalifia.org (acesso em:
13/10/08)
Figura: 74 - Fonte: http://intranet.haef.gr:61/dilaismas/029.jpg
(acesso em: 13/10/08)
Figura: 77 - Fonte: CABAÑAS PEDRO, Carmen Cecília. A Ar-
quitetura de Niki de Saint Phalle - O Jardim de Tarô. / Disser-
tação (Mestrado) - Instituto de Artes da Universidade Estadual
Paulista - UNESP. São Paulo, 2008. 126 páginas. Foto: Sven Rank
Figuras: 78 e 79 - Fonte: CABAÑAS PEDRO, Carmen Cecília. A
Arquitetura de Niki de Saint Phalle - O Jardim de Tarô. / Disser-
tação (Mestrado) - Instituto de Artes da Universidade Estadual
Paulista - UNESP. São Paulo, 2008. 126 ginas. Foto: Cecília
Cabañas
Figuras: 80; 82; 83; 84 - Fonte: CHICAGO, Judy. The Dinner
Party a symbol of our heritage. Anchor Books, Garden City,
New York. Edition 1979
Figuras: 81 - Fonte: www.brooklynmuseum.org/ Foto: Aislinn
Weidele.
Figuras: 85 a 123 - Fonte: www.brooklynmuseum.org/ Foto:
Jook Leung.
Figuras: 124 - Fonte: http://www.galerielelong.com/artists/
(acesso em: 19/09/08)
Figuras: 125 - Fonte: Fonte: www.brooklynmuseum.org/ Foto:
cortesia da Galeria Lelong, Nova York, 2008. (acesso em:
19/09/08)
Figuras: 126; 128; 129; 131 a 134 - Fonte: http://moca-la.org/mu-
seum/ (acesso em: 19/09/08)
Figuras: 127; 130 - Fonte:
http://www.mfa.org/collections/(acesso em: 19/09/08)
Figuras: 131 a 133 – Foto: Vera Cozani
Figuras: 76; 134 a 144 e 188 - Foto: Flávia Leme
Figuras: 145 a 187 – Foto: Rafael Pillegi e Mariele Sousa
Figuras: 167 e 168 (detalhe) - Foto: Demétrius Daffara
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo