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Os projetos atuais envolvem grande complexidade técnica e requerem alta diversidade
de habilidades, além de cada vez mais, haver restrição recursos. Foi nesse novo cenário, se
desenvolveu a gestão de projetos.
Na conjuntura de crises, escassez de recursos, a inflação, o aumento do porte,
sofisticação e projetos multinacionais, apareceram os softwares específicos para planejamento
e controle que facilitaram o tratamento de projetos com grande número de atividades, porém
apresentando restrições, por serem processados em centros de processamento de dados
externos aos mesmos, de difícil acesso aos gerentes e lenta atualização das informações.
O conceito de projeto assume as mais variadas formas. Considerando as contribuições
de Levine (2002): projeto pode ser definido através de uma lista de suas principais
características, que evidenciem sua unidade, seu comportamento associado ao ciclo de vida, a
existência de um orçamento e a dependência de recursos, às vezes escassos entre outros
aspectos. Para Kernzer (2006), o termo projeto é definido como: um empreendimento com
objetivo identificável que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e
qualidade.
Hoje, diversas organizações, instituições de pesquisa e ensino, associações de
profissionais, entre outras, buscam cada vez mais estudar, conhecer, difundir, certificar,
implementar boas práticas, metodologias e as ferramentas de gestão de projetos, que
consideram aspectos da administração de conflitos, solução de problemas, comunicação,
liderança e estudos de estrutura organizacional.
A partir desta demanda mercadológica, surgiram então, organizações que
desenvolveram e padronizaram esse tipo de metodologia, editando guias, os quais visam a
descrever de forma específica como um projeto deve ser gerenciado. Entre os guias
desenvolvidos os mais relevantes são: Project Management Body of Knowledge (PMBOK),
Projects in Controlled Environments (Prince 2) e o International Competence Baseline (ICB),
produzidos por instituições especializadas em gestão de projetos como o PMI, a IPMA e o
OCG, reséctivamente.
O mais conhecido no Brasil é o Project Management Institute – PMI® (2004),
fundado em 1969 e sediado na Filadélfia (EUA), é uma instituição sem fins lucrativos, com
objetivo de promover e ampliar o conhecimento existente sobre gestão de projetos.
Atualmente tem mais de 250 mil associados por mais de 67 países do mundo. Suas atividades
tiveram início nos anos 1970, com a publicação da primeira edição do Project Mangement