Semiótica musical: plano de expressão, plano de conteúdo 39
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Antes de prosseguir, e ainda aproveitando o exemplo da célebre série criada por
George Lucas, poderíamos apontar para uma abordagem possível - e desde já delinear,
mesmo que superficialmente, alguns contornos. Para analisar o discurso musical,
dispomos a princípio de apenas quatro elementos, que são as propriedades do som:
altura, duração, intensidade e timbre (a semiótica da canção, desenvolvida no Brasil por
Luiz Tatit, é construída quase exclusivamente sobre aspectos de altura e duração).
Podemos ainda pensar em um outro elemento, resultado da projeção de cada uma das
quatro propriedades no tempo: a densidade. Um trecho composto por um instrumento
solo, em uma interpretação homogênea, seria um trecho de baixa densidade timbrística.
Uma orquestra no momento do tutti (todos os instrumentos tocando junto) apresentaria
grande densidade timbrística. Esse poderia ser um primeiro parâmetro para a análise da
trilha em questão. Ao longo dos três episódios dedicados à trajetória de Vader, temos
dois temas principais: a “Marcha Imperial”, associada ao vilão e seu império, e o tema
associado ao herói, Luke Skywalker, e o lado luminoso da força
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. Um grande contraste
entre os temas pode ser observado na instrumentação (que é apenas uma outra maneira
de se referir ao timbre). Enquanto o tema imperial é executado com grande intensidade
pela orquestra inteira, o tema do herói é inicialmente apresentado por um instrumento
solo. Estamos diante de uma apresentação musical da oposição individual vs. coletivo.
Associado ao visual e ao verbal, e não por causa destes, os dois temas auxiliam na
construção do efeito de sentido de verdade: de um lado, o império, que tem em Vader
um general poderoso, no comando de um enorme exército; de outro, o herói solitário,
que conta com a ajuda de poucos, mas sobretudo do seu próprio desenvolvimento
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Esse tema não é apresentado como faixa isolada em nenhuma das trilhas de “Guerra nas estrelas”. No
episódio IV, o primeiro filme a ser lançado, ele é inicialmente apresentado na cena do pôr do sol em
Tatooine, em que Luke Skywalker começa a pensar sobre seu destino. No álbum com a trilha sonora, o
tema é apresentado no movimento central da faixa “Inner city” (WILLIAMS, 1993a). A “Marcha
imperial” é introduzida apenas no episódio V (WILLIAMS, 1993b).