98
constate que os programas de formação inicial de professores poderão dar novos rumos ao
ensino de Química, a fim de iniciar uma nova fase na história da educação no país, ao analisar
a fala dos entrevistados no que se refere à formação inicial percebe-se certo descaso dos
professores formadores, e isso poderá vir a interferir na prática pedagógica, no profissional,
nesse sentido transcrevemos algumas falas dos entrevistados sobre a formação inicial:
Meu processo de formação inicial deixou muito a desejar porque os professores não
tratavam os alunos da mesma forma, alguns professores se dedicavam àqueles que se
sobressaiam, não dando importância para os alunos medianos, vamos dizer assim. A
contribuição pedagógica para meu fazer em Química foi muito restrita, salienta uma
professora de Prática de Ensino, que trabalhou muito bem os alunos para o exercício
da sala de aula, mas os professores de Química mesmo não davam nenhuma
importância. Identifico várias lacunas na minha formação inicial, tais como: o curso
foi ministrado como se fosse um bacharelado; professores de Química
discriminavam alunos na sala de aula; professores de Química acham que sabem
tudo; lista de exercícios enormes para os alunos resolverem sem nenhuma
explicação. (P01).
O curso de Química, propriamente dito, deixa muito a desejar. O que me ajudou
muito a ser professor foram as disciplinas pedagógicas, Estrutura de Ensino de 1º e
2º Graus, Didática, as Práticas de Ensino, foi onde eu vim conhecer um diário de
classe que até então não sabia como manuseá-lo, essas disciplinas foram muito
importantes para entender minha formação como professor e até como ser humano.
Foi um aprendizado muito rico com as micro-aulas a professora era muito boa e
dedicada, nos ensinou muita coisa, tenho por ela o maior carinho que guardo até
hoje o plano de aula que ela nos ensinou a fazer, nos dava idéias de como conduzir
ma sala de aula, foi muito bom, aprendi muito. As lacunas foram várias, acho que
deviria reformular o conteúdo de disciplinas como Química Orgânica, e aumentar a
carga horária que é muito pequena, a Química Quântica é dada de forma muito
superficial. A Álgebra até hoje não sei para que serve, a gente perguntava aos
professores porque a gente tinha que pagar Álgebra, mas os professores nunca
disseram, nem mesmo os professores de Matemática e isso foi muito questionado
pelos alunos. Falta didática aos professores de Química, eles não sabem dar aulas.
Eles não sabem tratar os alunos, discriminam os mais fracos dentro da sala de aula,
fazem a gente passar vergonha, não facilitam a vida acadêmica dos alunos quando
estes não lhes são simpáticos. (P02).
O meu curso de Química foi muito falho, inclusive cheguei a abandoná-lo por causa
de certos professores que se acham os donos do mundo e sabem tudo, então meu
processo de formação inicial foi péssimo porque os professores de Química são
arrogantes, prepotentes e em nada contribuíram para o meu fazer pedagógico,
quando eles deveriam era dá o exemplo, [...], a gente que não era ungido por eles, se
quisessem aprender que se virasse sozinho. Não gostava das disciplinas pedagógicas
porque os professores de Química ficavam debochando da gente quando ia assistir
aulas delas, e a gente ficava com vergonha, só terminei meu curso porque além de
gostar muito de Química, levei no capricho para mostrar para eles que eu era capaz.
Só quando comecei a dar aulas me dei conta de como as disciplinas pedagógicas são
importantes para a formação inicial do futuro professor. Acho que as lacunas são
tudo isto que já falei, na minha época existia professores que adotavam alunos e às
vezes a gente sabia até mais que eles, mas, como não puxava saco deles era
discriminado, o que me levou a abandonar o curso uma vez e uma disciplina por
duas vezes por causa do professor. (P.07).