96
Como em Araraquara, segundo documento da Secretaria Municipal de Educação,
na descrição das responsabilidades e atribuições dos diretores (ver Anexo I), estes são
responsáveis pela merenda, conservação e manutenção do prédio escolar, pelo imobiliário e
equipamentos da unidade escolar, pela saúde física e mental dos alunos, qualquer problema
nessas áreas de competência é o diretor que responde. Por isso ele acaba se apropriando, de
forma, muitas vezes, inconsciente, desse patrimônio ou serviços, com receio de ser prejudicado
no exercício de suas funções.
No rol de atividades descritas nesse mesmo documento, especificando as
responsabilidades e atribuições dos diretores, no segundo item consta que cabe ao diretor:
- Subsidiar o planejamento educacional: responsabilizando-se pela atualização,
exatidão, sistematização e fluxo dos dados necessários a sua elaboração, prevendo recursos
físicos, materiais e humanos visando atender as necessidades da escola, em curto, médio e longo
prazo.
Nas entrevistas realizadas, constatamos que a preocupação com o patrimônio é
bastante significativa, pois além de terem que prestar contas, a reposição é muito difícil, só após
muita insistência, cabendo ao diretor zelar por esse patrimônio, mesmo que não seja de uso
pessoal.
Como pode o diretor ser responsável em prever recursos: materiais, humanos,
físicos, se não são de sua competência a execução dos mesmos? Nas entrevistas coletamos dados
que nos levam a concluir que até responsabilidades não inerentes à função/cargo são absorvidas
por alguns diretores. Pudemos contemplar a fala de uma diretora que nos relata o seguinte, sobre
o cotidiano de um diretor:
[...] ele tem que estar de bem com a vida, de bem com ele, de bem com, é, o seu
eu para poder manter os funcionários e você poder estar cobrando deste funcionário,
poder estar acompanhando este funcionário, poder estar ajudando este funcionário, a
gente gira em torno duns 34, 35 funcionários é, é, e você tem que ter o ombro amigo
para eles, você tem que ter, ser conselheira deles, você tem que saber cobrar deles na
hora que precisa cobrar, e fazer a escola rodar redondinha sem ter falha, desde o
porteiro, manter a escola organizada, limpa, é, toda com sua parte de higiene em ordem,
para poder estar recebendo essa criança, esse professor estar trabalhando, o educador
estar trabalhando em ordem, fazendo o seu papel, a merendeira tá oferecendo o lanche, o
café da manhã, o almoço ou o jantar, no capricho, poder ta atendendo satisfatoriamente
esta criança, e a servente também manter a escola e ordem, então, todo esse equilíbrio
que a escola tem que ter, é, eu falo que a gente é um navio, cada um tem sua função,
cada um tem o seu papel dentro do navio para ele poder estar rodando, ta funcionando, ta
caminhando no mar, temos desavenças, temos desentendimentos, temos é, contratempo
dentro da escola ou com a comunidade, isso existe, sempre vai existir, mas se a gente