54
Alguns conceitos e valores sobre as práticas corporais são divulgados dando
mais ênfase aos produtos da prática e menos aos processos, sempre aparecendo
em relações de causa e efeito, que não são necessariamente verdadeiras. Portanto,
perguntei ao grupo o que fariam se um aluno perguntasse se “esporte é saúde”:
_Coloco sempre que praticar esporte é muito saudável, mas que não é só isso, tenho
colocado muito em minhas aulas a questão qualidade de vida, pensando em pratica de
atividades, alimentação saudável, saúde mental entre outras coisas que as crianças trazem
[...] (professora 1).
_O esporte contribui muito para adquirirmos um estilo de vida saudável, mas há
necessidade de vários outros fatores, como alimentação, não fumar, não beber, etc. Tenho
falado pouco com os alunos a respeito disso, preciso melhorar o enfoque [...] (professora 2).
_Eu diria que somente o esporte não é sinônimo de saúde. Além da prática
constante de atividade física tem que ter hábitos saudáveis e boa alimentação. E tudo que é
feito em excesso acaba sendo prejudicial como treinos muito “fortes” em busca de alta
performance que provocam, por exemplo lesões nas articulações de joelho, ombro, etc.
Quando acontece algum fato divulgado pela mídia com atleta profissional que será
submetido a uma cirurgia , ou os casos mais recentes de ataque cardíaco durante a prática
esportiva, levo reportagens para serem discutidas em aula [...] (professora 3).
_Acredito que o esporte pode contribuir e muito para as pessoas terem uma vida
saudável. Procuro conversar com os alunos sobre a importância da atividade física, seus
benefícios e sua prática para melhoria da qualidade de vida [...] (professora 4).
Todas as professoras do grupo comentaram que quando eram alunas, eram
pesadas e medidas, mas não servia para nada, os professores não tinham objetivos,
e elas não entendiam o porquê:
_Eu achei interessante, porque eu estou fazendo o IMC (índice de massa corporal)
com as crianças, e antes eu pesava e media e não sabia para quê. Usei uma tabela que não
dá para atender todos os alunos, pois o resultado de um aluno maior, dá que ele é obeso e
ele não é. Ele é grande para a idade dele. Então eu abordei com os alunos que alguns são
mais magros, outros não, e um aluno disse que o importante é ter equilíbrio com a
alimentação, atividade física, eu fiquei satisfeita, pois eles entenderam o significado da aula,