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de outras capacidades da criança, acaba tornando ele, (...) tornando essa criança assim, limitada,
em termos de aprendizagem motora.”
E4L-
GPA
“. . .a IE, (...) , é trabalhar qualidade de vida, (...) , a gente inicia uma atividade pensando no
bem estar das pessoas, na saúde, no desenvolvimento, no desenvolvimento físico, motor,
psicológico, (...) , ele ajuda o desenvolvimento da criança, é o que mais ajuda, (...) , não
precisa ser com um esporte específico, . . ., se a gente tiver pontos que possa desenvolver, pq a
gente vê crianças com, (...) sem nenhuma concepção do que é viver o esporte, vc vê a criança
que tem dificuldade com certa (...) dificuldade motora de um jeito, psicologicamente também, (...) ,
o esporte no geral, no âmbito geral, ele acaba ajudando a criança nisso aí, tanto
psicologicamente como motora.”
E1B-
GPA
“(...) eu acho super importante, (...) a infância é um momento legal (...) , pra gente estar
trabalhando “n” habilidades e “n” tipos de modalidades pra criança se encontrar dentro
disso tudo e conseguir usar o esporte como meio de crescimento, (...) a IE é importante por
isso, ela dá espaço pra todo tipo de contato, de conhecimento, de desenvolvimento motor,
e aí então, no futuro talvez, se a criança realmente quiser, (...) enfim, então, é questão de ter
contato com tudo, com rítmo, com todos os tipos de habilidades, eu acho muito importante (...) ,
pra formação, construção motora do indivíduo durante toda a vida.”
“(...) experimentar todo o tipo de (...) de vivência (...) experimentar um monte de coisas, acho que
essa é a palavra mais importante, poder ta vivenciando cada coisa, (...) é vc dar um leque de
opções (...) “
E2B-
GPA
“A IE eu definiria como uma preparação, (...) , uma primeira fase pra se chegar ao
esporte(...) . na IE vc pode trabalhar algumas coisas que possam auxiliar na hora que vc vai fazer
o esporte, por ex. correr, saltar, girar, algumas das habilidades, isso com materiais ou não, (...) “
E1-
GPF
“O esporte, sendo trabalhado como exercício, (...) como atividade física, a IE consistiria em
estruturação de base, de movimentos de base daquele esporte, (...) seria a aplicação ou o
processo de ensino aprendizagem dos fundamentos daquele esporte, (...) agora o esporte
enquanto conteúdo da EF escolar ele tem outros objetivos(...) além de eu ter como objetivos o
ensino do fundamento desse esporte, antes eu vou trabalhar com jogos pré esportivos pra chegar
nesse esporte que eu quero e antes eu vou trabalhar com as atividades motoras que são
fundamentais pra aquisição dos fundamentos desse esporte, (...) , eu nunca trabalharia com o
esporte primariamente, (...) quando eu faço o esporte como atividade física, a minha prioridade é o
ensino e a aprendizagem, dos fundamentos desse esporte, obviamente que perpassa um
processo educacional, mas quando eu trabalho com o esporte enquanto conteúdo da EF escolar
eu trabalho primariamente os movimentos fundamentais pra chegar no esporte, (...) o meu objetivo
é ter esse esporte como um dos conteúdos, mas não como a única coisa a ser trabalhada, e como
atividade física ela é o conteúdo, a coisa a ser trabalhada efetivamente, (...) Na EF escolar, eu
chego ao fundamento, eu não quero o fundamento, eu chego até ele e no esporte enquanto
atividade física eu quero o fundamento, é isso que eu . . .é o meu objetivo principal.”
“(...) mas na escola, (...) , a IE sendo adequadamente estruturada, ela pode e ela efetivamente
contribui para o desenvolvimento da criança, mas (...) , os objetivos, as estratégias, e até mesmo
as performances que a gente exige devem ser diferenciadas, (...) “
E2-
GPF
“(...) hoje eu prefiro trabalhar com educação desportiva, (...) já sabe que vai tratar o desporto
como seu conteúdo central e tendo esse desporto como conteúdo central, vc vai trabalhar numa
perspectiva de socializar esse patrimônio cultural da humanidade, que é o papel da
educação, então vc fecha, como o próprio Saviani diz, (...) o papel do educador é (...) socializar o
patrimônio cultural da humanidade, (...) , de preferência radicalmente, histórico-criticamente, (...) é
por isso que o desporto não pode ser tratado só na sua dimensão da aparência, de ensinar os
fundamentos e tal, fundamentos têm que ser visto como fundamentos na sua totalidade,
fundamentos sociológicos, fundamentos históricos, fundamentos filosóficos e também os
fundamentos fisiológicos que não podem, que só podem ser dissociados, numa perspectiva
didática, mas que no fundo existe uma teoria sólida que dá conta dessa totalidade que é a teoria
social de formação do indivíduo.”
E3-
GPF
“(...) uma preparação para a obtenção dos melhores rendimentos possíveis em cada uma
das idades, (...) a I como alguns pressupostos que vão sendo (...) apresentados a medida que são
dominados os movimentos, se avançam nessas solicitações, em movimentos mais difíceis, todos
eles construídos; (...) , com base nas regras de cada uma das modalidades, nos melhores
rendimentos possíveis de ser executados em cada uma das faixas etárias de acordo com aquilo
que vai sendo aprendido.”
E4- “(...) processo de formação desportiva, (...) preparação preliminar, essa preparação