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A proposta teve origem nos eventos da área e na Divisão de Ensino da SBQ e visava
atender aos professores do ensino médio e fundamental, a cursos de licenciatura e a
programas de formação continuada de professores de Química/Ciências. A revista
Química Nova na Escola (QNEsc) foi lançada em maio de 1995
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como um projeto
financiado
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pelo Sub-Programa para a Educação em Ciências (SPEC) do PADCT -
CAPES. O financiamento obtido possibilitou o desenvolvimento e a divulgação dos 7
primeiros números da revista como também a realização de 17 encontros de ensino de
Química, nos quais foram ministrados 136 mini-cursos a 9180 professores de
Química, o que representava 61% do total do país naquela época (Schnetzler, 2002).
Tal iniciativa foi importante, conforme ressalta Mortimer, na medida em que ajudou a
criar e consolidar uma comunidade brasileira de Educação em Ciências (Mortimer,
2004: 4).
Nesse sentido, a atuação da Divisão de Ensino de Química deve ser considerada
de fundamental importância para o reconhecimento da comunidade disciplinar de
ensino de Química uma vez que suas iniciativas são capazes de difundir significados e
sentidos em diversas instâncias sociais, caso das agências de fomento como a CAPES,
o CNPq e FAP’s estaduais (Fundações de Amparo à Pesquisa), da academia e da
própria escola. É claro que a participação dos educadores químicos não deve ser
menosprezada neste processo, já que a própria Divisão foi criada pela organização e
empenho dos mesmos. Muitos chegaram a exercer a diretoria da Divisão de Ensino e a
participarem da organização de vários eventos
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promovidos pela área. No entanto, a
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Para a editoria da revista QNEsc, foi convidado o professor Nelson Orlando Beltran, professor do
ensino médio, reconhecido pela experiência editorial das publicações da FUNBEC (QNEsc, 2004), que
permaneceu na função até o ano de 1998. Como editores associados, a revista contava ainda com a
participação dos pesquisadores: Attico Chassot (UNISINOS), Alice Casimiro Lopes (UFRJ), Eduardo
Fleury Mortimer (UFMG), Julio Cezar Foschini Lisboa (GEPEQ-USP), Roseli Pacheco Schnetzler
(UNIMEP), Eduardo Mota Alves Peixoto (IQ-USP), Lenir Basso Zanon (UNIJUÍ) e Roberto Ribeiro da
Silva (UnB).
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O projeto REDED, Rede de Encontros de Ensino de Química, assinado por Roseli Pacheco Schnetzler
e Letícia Parente em 1992, propunha a realização de vários encontros além da publicação dos textos de
conferências e mini-cursos dos ENEQs realizados até então. O projeto visava conseguir financiamento
para as inúmeras demandas que a comunidade pretendia, uma vez que a SBQ não dispunha de recursos
para concretizá-las. O valor do financiamento obtido, e considerado bem significativo pelas autoras, só foi
liberado ao longo do período 1993-1998, durante as duas gestões de Roberto Ribeiro da Silva na Divisão
de Ensino de Química da SBQ.
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Adriana Vitorino Rossi (UNICAMP), Agustina Echeverria (UFG), Andréa Horta Machado (UFMG),
Djalma Andrade (UFS), Edni Schroder (UFRGS/aposentado), Eduardo Mortimer (UFMG), José Claudio
Del Pino (UFRGS), Lilavate Romanelli (UFMG), Luís Otávio Amaral (UFMG), Maria Ângela
Vasconcelos de Almeida (UFRPE), Maria Celina R. Aydos (UFMTS), Maria Eunice Ribeiro Marcondes
(USP), Maria Inês Petrucci Rosa (UNICAMP), Maurivan Ramos (PUC-RS), Rejane Martins Novais