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LISTA DE FIGURAS E TABELAS
FIGURA 1. Configuração do sistema computacional utilizado por Dufour (1993).
................................................................................................................................11
FIGURA 2. Probabilidade de se realizar gols em chutes realizados a partir de cada
um dos contornos, com uma distância de menos de uma jarda (0,914 m) do
jogador adversário (POLLARD & REEP, 1997)...............................................18
FIGURA 3. Posicionamento de cada uma das quatro câmeras, no topo do estádio,
de forma que todas juntas enquadravam o campo todo...................................27
FIGURA 4. Interface do software Dvideow que permite que algoritmos do processo
de segmentação sejam editados de acordo com as necessidades. .....................29
FIGURA 5. Representação da construção dos grafos. A partir de uma seqüência de
imagens (A) criam-se os blobs (B) que serão utilizados para a construção do
grafo (C). Cada vértice representa um ou mais blobs (indicado com o número
dentro do círculo), ligados por uma aresta.........................................................31
FIGURA 6. Identificação da posição de cada jogador ao longo de uma seqüência
de imagens através do tracking computacional..................................................32
FIGURA 7. Organograma de seqüência de ações técnicas.......................................39
FIGURA 8. Organograma das formas de desarme...................................................40
FIGURA 9. Janela do software para informações sobre a partida, jogadores e ações
técnicas que serão analisadas...............................................................................41
FIGURA 10. Registro das ações dos jogadores através do software Dvideow........42
FIGURA 11. Estrutura do arquivo das ações técnicas dos jogadores durante uma
partida....................................................................................................................43
FIGURA 12. Exemplo do cálculo da distância e ângulo do local de uma finalização.
................................................................................................................................47
FIGURA 13. Exemplo dos Eixos Principais de um grupo de dados. .......................49
FIGURA 14. Exemplo da diferença entre o método de registro do local de início da
jogada, apresentado na literatura, e o método do presente estudo..................50
FIGURA 15. Posicionamento dos jogadores durante a partida entre a equipe A e a
equipe B. ................................................................................................................55
FIGURA 16. Distribuição de todas as sequências de ações incompletas entre as
diferentes posições nos quatro jogos analisados. ...............................................60
FIGURA 17. Porcentagem de ocorrências das diferentes formas de desarme.......61
FIGURA 18. Distribuição da execução do desarme nas diferentes posições...........62
FIGURA 19. Ações e seqüência de ações que antecederam à finalização. ..............63
FIGURA 20. Ações e seqüência de ações utilizadas pelo jogador no momento da
finalização..............................................................................................................64
FIGURA 21. Número de finalizações em função da posição de atuação dos
jogadores................................................................................................................65
FIGURA 22. Eixos principais do grupo de dados que representa o início das posses
de bola que resultaram em finalizações durante as 4 partidas, utilizando-se do
método apresentado pela literatura....................................................................66
FIGURA 23. Eixos principais do grupo de dados que representa o início das posses
de bola que propiciaram finalizações durante as 4 partidas. ...........................67
FIGURA 24. Eixos Principais do grupo de dados que representa o local do passe
que antecedeu à finalização..................................................................................68