272
Trata‐senaética doque ébomoumau,doprópriobemoumalmoral
comotal.Nessesentido,nãopodemosobterindutivamenteobemeomala
partirdosdadosempíricos,razãopelaqual–comoafirmaScheler–devem
dar‐seapriori.Scheler,porém,nãopõeesteapriorismoalémdaexperiência
emgeralmasapenasalémdaexperiênciaqueconstituio dadodepartida
dasciênciasexatas.
226
É evidente que Scheler, assim como Husserl, não define a priori da
mesma forma que Kant. O a priori fenomenológico é intuído, não “fabricado” pelo
entendimento.Osvaloreseasconexõesentreelessefundamnasessências.Segundo
Scheler,oquepodeserapreendidoatravésdeleséologosqueinformaouniverso.
Elasientopropriodetodoelaprioriestimativo(yconcretamentemoral)es
el conocimiento del valor, la intuición del valor que se cimenta en el percibir
sentimental,elpreferire,enúltimotérmino,enelamaryelodiar,asícomo
la intuición de las conexiones que existen entre los valores, entre su ser
“más altos” y “más bajos”, es decir, el “conocimiento moral”. Este
conocimiento se efectúa, pues, mediante funciones y actos específicos que
son toto coelo distintos del percibiry pensar, y constituyen el único acceso
posible al mundo de los valores. Los valores y sus jerarquías no se
manifestanatravésdela“percepcióninterior”olaobservación(enlacual
esdadoúnicamentelopsíquico),sinoenunintercambiovivoysentimental
coneluniverso(bien seaéstepsíquicoofísicoocualquierotro),enelpreferir
ypostergar,en elamaryelodiarmismos,esdecir,en latrayectoria dela
ejecucióndeaquellosactosintencionales.
227
(grifomeu)
226
WOJTYLA,Karol.MaxSchelereaéticacristã.TraduçãodeDivaToledoPisa.Curitiba:Champagnat,
1993.p.17.
227
SCHELER,Max.Ética–Nuevoensayodefundamentacióndeunpersolalismoético.TraducióndeHilario
Rodríguez Sanz. Madrid: Caparros Editores, 2001. p.127. [O assento próprio de todo o a priori
estimativo (e concretamente moral) é o conhecimento do valor, a intuição do valor que se cimenta no
perceber sentimental, o preferir e, em último termo, no amar e o odiar, assim como a intuição das
conexões que existem entre os valores, entre seu ser “mais altos” e “mais baixos”, quer dizer, o
“conhecimentomoral”.Esteconhecimentoseefetua,pois,mediantefunçõeseatosespecíficosquesãototo
coelodistintosdoperceberepensar,econstituemoúnicoacessopossívelaomundodosvalores.Os
valoresesuashierarquiasnãosemanifestamatravésda“percepçãointerior”ouaobservação(naqual
édadounicamenteopsíquico),anãoseremumintercâmbiovivoesentimentalcomouniverso(bem
sejaestepsíquicooufísicoouqualqueroutro),nopreferirepostergar,noamareoodiarmesmos,querdizer,
natrajetóriadaexecuçãodaquelesatosintencionais.]