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O termo eivj avpa,nthsin (para o encontro) já foi mencionado no comentário do
v.15 como sendo considerado, por muitos, como termo técnico do âmbito político
imperial helenístico. Plevnik
131
nesse caso segue o ponto de vista de Dupont
132
e
discorda que este termo seja técnico, mesmo porque, em relação à vinda do Senhor, ele
só ocorre aqui. Ao contrário, acredita que tanto o encontro quanto o arrebatamento em
nuvens são, de alguma forma, elaboração e desenvolvimento paulino inspirados de
alguma forma no imaginário judaico e cristão apocalíptico.
eivj ave,ra (no ar). A. L. Moore
133
afirma que o ar na literatura judaica tardia era
considara morada dos espíritos, geralmente antagônicos ao homem (cf. Ef 2,2). Porém,
salienta que Paulo também fez uso da palavra num sentido neutro em 1Cor 9,26; 14,9),
e para ele é duvidoso se aqui significa mais que o espaço apenas. Já R. E. Otto
134
entende que aqui o sentido do “encontro nos ares” é questão chave para entender a
passagem e mesmo a angústia dos tessalonicenses, visto que, para ele, os cristãos
estavam preocupados com seus mortos, uma vez que eles não poderiam encontrar com
Cristo no ar, por que os ares eram a morada dos espíritos maus conforme o pensamento
pagão
135
e também cristão (Ef 2,2; 6,12), e era região de lugar das batalhas entre Satanás
e Deus (cf. Ap 12,7-12; Martírio de Isaías 7,9). Otto
136
declara concordar com Morris
137
que o encontro do Senhor nos ares (a morada dos demônios) significa seu domínio
completo sobre o mal. Afirma que, nesse texto, o arrebatamento e o encontro
(avpa,nthsij) não devem ser entendidos literalmente, mas como representação simbólica
da batalha final de Cristo e os poderes das trevas que se opõem a ele e seu povo.
kai. ou[twj pa,ntote su.n kuri,w| evso,meqa (e assim sempre com o senhor
estaremos). Esta expressão encerra a perícope com o objetivo de demover a tristeza e
promover a esperança. É a terceira vez que a preposição su.n (com) aparece. Na
primeira, os mortos ressurretos são conduzidos (por Deus) com Jesus, na segunda vivos
juntamente com ressurretos são apanhados em nuvens, e na terceira todos estarão para
131
Ibidem, p. 89.
132
DUPONT, J. SҮN CRISTWI: L’union avec le Christ suivant saint Paul. Louvain: Nauwelaerts. Paris:
Desclée de Brouwer, 1952, p. 77-79.
133
MOORE, A.L. I and II Thessalonians. Greenwood: The Attic Press Inc., 1969, p. 72.
134
OTTO, R. E. The Meeting in the air (1Thess. 4,17), HBT 19 (1997), p. 192-212).
135
Otto cita Athanasius, Life of Antony 66, onde Antônio tem uma visão na qual as almas em ascensão
tentam evadir-se de um grande monstro (o diabo). O monstro pode pegar apenas aquelas almas que já
pertencem a ele, mas aqueles que fracassaram em vencer enquanto vivos passam a pertencer a ele.
136
OTTO, R. E. The Meeting in the air (1Thess. 4,17), HBT 19 (1997), p. 192-212).
137
MORRIS, L. The First and Second Epistles to the Thessalonians (New International Commentary),
Grand Rapids: 1959, p. 136.