entrevistas, clipes e variedades em música, como o extinto Ensaio Geral
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, o Trama virtual
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e
o Que Rock é esse
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, além do programa de clipe TVZ e do Multishow Music Live, ambos
apresentando artistas contratados pelas majors. Como acontece com freqüência nas rádios, a
programação de clipes e as premiações anuais promovidas pelos canais de tv por assinatura,
caso observadas em profundidade, confirmam a obediência a um certo padrão de promoção da
produção musical, pautado no marketing, o que interfere nos rumos da difusão musical do país.
As majors utilizam fortemente o marketing como forma de atrair consumidores, pois
tal como Heschmann (2007, p. 74) ressalta com base em Negus (2005) e Frith, (2006a), as
companhias fonográficas adotam estratégias para minimizar prejuízos, já que quase 90% dos
produtos geram perdas, no que se refere às expectativas de lucro. Negus (2005 apud
HERSHMANN, 2007) recorda que qualquer gravadora – mesmo as majors – consegue, em
média, obter êxito com um trabalho a cada oito lançados no mercado. Os autores vêem a
indústria da música como um negócio complexo, no qual é preciso adotar uma forma de
organização que permita gerir vetores “irracionais” como o talento e o gosto (NEGUS, 2005 e
FRITH 2006b apud HERSCHMANN, 2007, p. 73).
As grandes companhias acionam estratégias - como concentração de investimentos
em artistas que já tenham produzido grandes êxitos de mercado – que garantem a redução dos
prejuízos causados pela variedade de gostos e preferências dos consumidores. Os
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O programa Ensaio Geral, comandado pela jornalista Lorena Calábria durante seis anos
(2000-2006), dedicava-se exclusivamente à música brasileira e resgatava momentos e
encontros de novos e antigos artistas, através de entrevistas, imagens de shows e de
bastidores, além da veiculação de curiosidades sobre o meio musical. O programa deu origem a
dois DVDs, Ensaio Geral, com Lorena Calábria, com apresentações de nomes consagrados do
samba, como Jorge Aragão, Alcione, Fundo de Quintal e Bezerra da Silva, lançado pela Indie
Records em 2005, e Ensaio Geral, com bandas de rock nacional, lançado em junho de 2006.
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Assim como o site Trama Virtual, que fornece informações sobre a chamada cena musical
independente, a versão para a TV do site Trama Virtual, apresentado por João Marcelo Boscoli,
sócio da gravadora Trama, busca divulgar o trabalho de bandas independentes do país. O
formato do programa, que estreou em julho de 2006 e já chegou pronto à direção do canal,
adota uma linguagem dinâmica composta por cinco quadros fixos: o Ao Vivo, que mostra a
performance dos artistas nos palcos, além de uma entrevista; o Banho de Estúdio, no qual uma
banda de garagem tem oportunidade de tocar em um estúdio profissional pela primeira vez; o
Arquivo, que resgata trechos de antigas entrevistas e apresentações (com imagens do
programa Ensaio, da TV Cultura/SP); o Reportagem, cujo forte são matérias diversas sobre o
cenário independente; e o Visitando a Cena, que abre espaço para a cobertura de eventos,
shows e festivais independentes do país. Talvez pelo fato da Trama ser uma gravadora de São
Paulo com uma ação orientada para todo o país, a freqüência de artistas cariocas em sua
programação não é significativa.
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Que Rock É Esse é uma serie de 13 episódios que contam a história do Pop e do Rock
Nacional através de entrevistas e depoimentos de personagens importantes do cenário musical
nacional dos anos 1980 a 2000.