evangelho, deveriam se transformar no “Sermão sonoro” (Sonora praedicatio) que seria
executado durante as funções religiosas. O sermão sonoro tinha, além da função
pedagógica, também a responsabilidade de persuadir e mover afetivamente os ouvintes,
levando-os a uma grande devoção divina, convencidos intelectualmente pelo texto e
movidos em suas paixões pela música. Este sermão musical seria feito de acordo com a
antiga e distinta disciplina da retórica
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, que durante o período da Reforma Luterana era
ensinada pelo Kantor, juntamente com a disciplina de música, na Lateinschule. Então,
através dos séculos XVII e XVIII, a Musica poetica gradualmente adotou todos os
princípios e procedimentos da retórica e a expressão dos afetos ganhou proeminência.
Johann Mattheson
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em seu tratado Der vollkommene Capellmeister de 1739, sintetiza o
pensamento do período sobre a importância do uso dos afetos, quando diz que: “em suma,
tudo o que ocorre sem afecção nada significa, nada faz e é pior que nada
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”
(MATTHESON, 1999, 146-147 p. 236). Segundo Bartel (1997, p. 53), o gênero barroco
mais importante para retratar e provocar os afetos do texto foi a ária, que surge como
pontos climáticos de óperas, oratórios e cantatas para comentar ou refletir sobre os
procedimentos do libretto. Erdmann Neumeister, que forneceu numerosos libretti para as
cantatas sacras de Bach, definia as árias como sendo “a alma de uma ópera”.
Bach, talvez o maior compositor da linhagem da Musica Poetica, tinha muita
familiaridade com a arte da retórica e em suas cantatas utilizava-se com grande
competência de estruturas, métodos e artifícios retóricos análogos aos dos sermões. Do
mesmo modo que o sermão, a composição musical também era considerada a “voz viva do
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Segundo o autor O. Reboul (2000, p. XIV) uma definição possível para retórica é a arte de persuadir pelo
discurso. Ela surge na Grécia no séc. V a.C. e foi usada inicialmente para a defesa dos cidadãos gregos em
conflitos judiciários. Retóricos e filósofos atenienses gradualmente produziram sistemas de regras e
regulamentos que eram ensinados em várias escolas e academias. Com o surgimento do Cristianismo,
catedráticos e escritores da Igreja de Roma adotaram a clássica disciplina da retórica baseada na teoria e
prática gregas.
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Johann Mattheson (1681-1764) compositor, crítico e teórico alemão. Desde muito jovem cantou na Ópera de
Hamburgo e tocou vários instrumentos. Possui extensa produção musical, a maior parte hoje perdida, que
compreende óperas, cantatas, obras de câmara, suítes, etc. Como teórico, seus muitos textos cobrem
praticamente todos os aspectos da música da época e refletem tanto sua experiência prática como seus
profundos conhecimentos. O mais importante, Der vollkommene Capellmeister (1739), é uma enciclopédia de
informações para diretores musicais. Entre as outras obras destaca-se Das neu-eröffnete Orchestre (1713),
com uma abordagem progressista da instrução musical, e Critica musica (1722-5), considerado como o
primeiro periódico musical alemão (SADIE, 1994, p. 587).
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Summa, alles was ohne löbliche Affecten geschiehet, hei
β
t nichts, thut nichts, gilt nichts.
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