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Notas
1. Nos últimos anos foram produzidos filmes que trazem para as telas antigos heróis dos quadrinhos como o
Homem-Aranha de 2002, dirigido por Sam Raimi e com Tobey Maguire, Willem Dafoe e Kirsten Dunst no
elenco; o Super-Men O retorno de 2006, dirigido por Bryan Singer e com Brandon Routh, Kevin Spacey,
Kate Bosworth; X-men de 2000, com Patrick Stewart, Hugh Jackman, Anna Paquin e Ian McKellen no elenco e
direção de Bryan Singer; e o Quarteto Fantástico, direção de Tim Story, e Ioan Gruffudd, Michael Chiklis,
Jessica Alba e Chris Evans no elenco; todas as produções milionárias que impressionam pelos efeitos especiais e
pelas seqüências de ação e aventura.
2. Os filmes que trazem como tema as guerras entre humanos e alienígenas já a certo tempo povoam as telas: um
dos maiores exemplos é o multimilionário Independence Day,de 1998, dirigido por Roland Emmerich e com
Will Smith, Bill Pullman e Jeff Goldblum no elenco, sucesso de bilheteria, tem como uma das suas principais
seqüências a destruição do mais importante monumento americano, a Casa Branca, o representante maior do
poder norte-americano.
3. Um sucesso de bilheteria e crítica, a premiada trilogia Senhor dos Anéis é o melhor exemplo de filme que trata
de mundos fantásticos que sempre fizeram parte das telas do cinema. Seus ambientes belíssimos, suas seqüências
de lutas envolvendo diferentes seres na disputa pela terra Média deixa o espectador preso a narrativa.
4. Cinema, Aspirinas e Urubus é um Drama de 2005, com Duração de 90 minutos, direção de Marcelo Gomes e
Peter Ketnath (Johann) e João Miguel (Ranulpho) como atores principais.
5. SALIBA, Elias Thomé. As Imagens canônicas e a história. IN História e cinema. CAPELATO, Maria Helena
(Org). São Paulo:Alameda, 2007, p. 85-96. Este texto discute como algumas imagens acabaram incorporadas ao
imaginário coletivo e transformaram-se em pontos de referência do inconsciente das pessoas, deixando-as pouco
reflexivas sobre as implicações da reprodução daquelas imagens para a história. Neste caso a imagem “canônica”
em questão é a de um sertão seco, pobre e esquecido; tantas vezes matéria de discussão governamental. No filme
o cenário pitoresco do sertão, serve para ilustrar o quanto o cinematographo se propagou pelas mais diferentes
regiões.
6. COSTA, Flavia Cesarino.Op. Cit., p. 17.
7. Cf. Idem, p. 29-43.
8. Cf. Idem, p. 19.
9. STAM, Robert. Op. Cit, p. 37-53.
10. “Quando o século XX começou”. IN: Manaíra, Ano I, Num. 6, João Pessoa, Abril de 1940, p.1.
11. FONSECA, Raimundo Nonato. Op. Cit., p. 84-89.
12. Cf. Idem.
13. SANTIAGO, Roberval da Silva. Op.Cit., p. 39.
14. JOFILLY. Geraldo Irineo. Apresentação e Observação. In: JOFIllY, Irineo. Notas sobre a Paraíba.
Thesaurus Editora. Brasília, 1977, p. 28.
15. CÂMARA, Epaminondas. Op. Cit., p.83.
16. O Campina Grande, Anno II, num 20, Campina Grande, 07 de março de 1909, p.03.
17. Segundo, Lino Gomes da Silva Filho - no livro, “Síntese Histórica de Campina Grande”. João Pessoa:
Editora Grafset, 2005, p.108 – A primeira sessão do Cinema Brazil foi em 03 de março de 1909, com o filme “A
mala Misteriosa”. Nesta ocasião o proprietário teve de franquear a entrada, devido à notícia de que no seu
cinema na cidade de Timbaúba, em um acidente de um motor, haviam morrido duas crianças. Esta informação
reforça a idéia de que os primeiros anos do cinema foram períodos de precariedade das primeiras exibições.
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