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comportamentais parentais. As condições antecedentes e/ou conseqüentes às respostas dos
pais/cuidadores em relação aos comportamentos dos filhos, a partir do relato verbal de
pais/cuidadores, diante de comportamentos correspondentes a comunicação, expressão de
sentimentos/enfrentamento e estabelecimento de limites de pais/cuidadores.
A partir de então, os comportamentos dos filhos também foram classificados pelo
instrumento de Bolsoni-Silva (2008, p.149) em habilidosos e não habilidosos:
Os habilidosos envolvem comportamentos dos filhos de forma a comunicar-se,
expressar-se e resolver problemas na interação com seus familiares. As habilidades
sociais infantis são entendidas como respostas que permitem “saltos”
comportamentais (BOLSONI-SILVA, 2003).
As habilidades sociais infantis foram organizadas em:
a) Disponibilidade Social e Cooperação: corresponde aos comportamentos de
fazer pedidos, procurar ajudar, procurar atenção, fazer perguntas, fazer elogios,
cumprimentar, tomar iniciativa;
b) Expressão de Sentimentos e Enfrentamento: corresponde aos
comportamentos de expressar desejos e preferências, criticar, expressar carinho,
expressar desagrado de forma habilidosa, estar de bom humor, expressar opinião,
negociar, expressar os direitos e as necessidades, solicitar ajuda;
c) Interação Social Positiva: corresponde aos comportamentos de comunicar-se
positivamente, fazer amizades, brincar com colegas, sorrir, ouvir atentamente.
Os comportamentos não habilidosos dos filhos correspondentes a categorias de
problemas de comportamento podem prejudicar o desenvolvimento social e/ou
acadêmico por dificultar o acesso a novas contingências de reforçamento
(BOLSONI-SILVA; DEL PRETTE, 2003, BOLSONI-SILVA, 2008). Foram
organizados por Bolsoni-Silva (2003, 2008) a partir da classificação de Achenbach e
Edelbrock (1979) em:
a) Internalizantes: são evidenciados por retraimento, depressão, ansiedade e queixas
somáticas;
b) Externalizantes: são expressos por impulsividade, agressão, agitação,
características desafiantes e anti-sociais;
Para ilustrar a avaliação dos comportamentos dos filhos através do instrumento de
Bolsoni-Silva (2009), elaborou-se o quadro 14:
Classificação Categorias gerais Descrição dos comportamentos dos filhos
Disponibilidade social
e cooperação
Faz pedidos, procura ajudar, procura atenção, faz perguntas,
faz elogios, cumprimenta, toma iniciativas.
Expressão de
sentimentos e
enfrentamento
Expressa desejos e preferências, críticas, expressa carinho,
expressa desagrado de forma habilidosa, bom humor, expressa
opinião, negocia, expressa os direitos e as necessidades,
solicita ajuda.
Habilidoso
Interação Social
Positiva
Comunica-se positivamente, faz amizades, brinca com
colegas, sorri, ouve atentamente.
Internalizantes Retraimento, depressão, ansiedade e
queixas somáticas.
Não
habilidoso
Problemas de
comportamento dos
filhos
Externalizantes Impulsividade, agressão, agitação,
características desafiantes e anti-sociais.
Quadro 14 - Classificação dos comportamentos dos filhos segundo o RE-HSE-P