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• ... hoje estamos no meio de uma revolução das mídias e uma virada nas formas
de produção, distribuição e comunicação mediadas por computador que deve
trazer conseqüências muito mais profundas do que as anteriores. (64)
• Cada um pode tornar-se produtor, criador, compositor, montador, apresentador,
difusor de seus próprios produtos. (82)
• As redes de computadores, por outro lado, formam uma treliça de processadores
heterogêneos, todos eles podendo atuar como fontes e como escoadouros. (89)
(Negroponte 1995, 156-157)
• Assim sendo, o primeiro fator de definição da hipermídia está na hibridização de
linguagens, processos sígnicos, códigos, mídias que ela aciona e,
consequentemente, na mistura de sentidos receptores, na sensorialidade global,
sinestesia reverberando que ela é capaz de produzir, na medida mesmo em que o
receptor ou leitor imersivo interage com ela, cooperando na sua realização. (95)
Redefinição/Convergência/Propriedades dos Meios
• ... uma nova forma comunicativa e cultural vai se integrando na anterior,
provocando nela reajustamentos e refuncionalizações. (13)
• É a convergência das mídias, na coexistência com a cultura de massas e a cultura
das mídias, estas últimas ainda em plena atividade, que tem sido responsável
pelo nível de exacerbação que a produção e circulação da informação atingiu nos
nossos dias e que é uma das marcas registradas da cultura digital. (17)
• Nesse momento, mal podia presentir que o computador não seria apenas uma
mídia semiótica, mas a mídia das mídias semióticas. (20)
• A aliança entre computadores e redes fez surgir o primeiro sistema amplamente
disseminado que dá ao usuário a oportunidade de criar, distribuir, receber e
consumir conteúdo audiovisual em um só equipamento. (20)
• Mas foi a emergência da comunicação planetária, via redes de teleinformática,
que instalou definitivamente a crise nesse exclusivismo e, com ela, a
generalização do emprego da palavra "mídia" para se referir também a todos os
processos de comunicação mediados por computador. (61)
• O aspecto mais espetacular da era digital está no poder dos dígitos para tratar
toda informação, som, imagem, vídeo, texto, programas informáticos, com a
mesma linguagem universal, uma espécie de esperanto das máquinas. (70)
• Ao contrário, vivemos um período de sincronização de todas as linguagens e de
quase todas as mídias que já foram inventadas pelo ser humano. (78)
• Com isso, uma sociedade de distribuição piramidal começou a sofrer a
concorrência de uma sociedade reticular de integração em tempo real. (82)
• Antes da digitalização, os suportes eram incompatíveis: papel para o texto,
película química para a fotografia... (83)
• Foram assim fundidas, em um único setor do todo digital, as quatro formas
principais da comunicação humana: o documento escrito (imprensa, magazine,
livro); o áudio-visual (televisão, vídeo, cinema), as telecomunicações (telefone,
satélite, cabo) e a informática (computadores, programas informáticos). (84)
• Por isso mesmo, nos sistemas cibernéticos, o conceito de texto sofre mudanças
substanciais. Embora um elemento textual possa ainda ser isolado, sistemas
baseados em computador são primordialmente interativos em vez de
unidirecionais, abertos em vez de fixos. (93)