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crises em crianças. Nesse estudo a autora observou que as crianças com
asma estavam mais estressadas que as crianças do grupo controle ( crianças
não asmáticas),principalmente aquelas com maior gravidade da doença. Os
resultados indicaram que a presença de stress pode intensificar a freqüência
de sintomas da asma, à limitação à atividade física, o absenteísmo escolar e as
interrupções do sono. Concluiu-se que o stress é um fator importante no
desencadeamento e agravamento das crises de asma nas crianças.
Lipp,MEN; Arantes, JP; Buriti, MS e Witzig, T. (2002) realizaram um
estudo que objetivou pesquisar a prevalência do stress infantil no contexto
escolar, averiguar a diferença no número de crianças estressadas de três tipos
de escolas e nas várias séries do curso fundamental e estudar a diferença
entre os gêneros no que se refere ao stress. A amostra total se constituiu de
255 escolares, com idades variando de 7 a 14 anos, oriundos de três escolas.
No total, foram testados 113 meninos e 142 meninas. A prevalência de stress
na amostra total foi de 12,5%, com 32 crianças com sintomas de stress grave.
A primeira série foi identificada como a mais estressante. A prova do qui
quadrado revelou uma associação entre séries freqüentada e ter ou não stress
com um qui-quadrado = 5,9121 e p=0,01. O que se refere à diferença entre os
sexos, a análise estatística, por meio da prova do qui-quadrado, revelou uma
associação significativa entre gênero e a prevalência de stress (qui-quadrado=
3,88, p= 0,04), sendo que a percentagem de meninas com stress era 9,02% e
a de meninos 3,53%. Portanto, o stress era duas vezes mais comum nas
meninas do que nos meninos.
Lipp (2000) também aponta a ocorrência de consequências sociais, por
acreditar que uma criança vulnerável ao stress e sofrendo suas consequências,
sem o tratamento adequado, certamente se tornará um adulto frágil, sem
resistência às dificuldades da vida. Após essas apresentações sobre o stress
infantil e suas consequências para a criança, percebe – se a importância da
elaboração e implementação de programas específicos para ensinar às
crianças, a lidarem com o stress de modo mais adequado,por meio do
aprendizado de estratégias de coping para o enfrentamento de situações
estressantes em sua vida.