4 IDENTIFICAÇÃO DAS TEMÁTICAS
O quadro VIII apresenta os títulos e as temáticas das dissertações e teses
analisadas.
QUADRO VII - Dissertações e teses analisadas 2000-2005
Programa
Ano
Autor Título Temática Nível
1- UFSC 2000 Sonia Cristina Lima Fernandes
Grupos de Formação - análise de um processo de formação em serviço
sob a perspectiva dos professores da Educação Infantil.
Formação
continuada
Mestrado
2- UFSC 2001 Andréa Simões Rivero
Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções
presentes na formação de profesores no Curso de Pedagogia
Formação
Inicial
Mestrado
3- UFSC 2001 Élio Carlos Ricardo
As ciências no Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais: da
proposta à prática.
Formação
continuada
Mestrado
4- UFSC 2001 Madalena Maria Comin
A metodologia do Ensino de Ciências mediada pelo computador: uma
perspectiva de formação docente.
Prática
pedagógica
Mestrado
5- UFSC 2002 Jéferson Silveira Dantas
Competências e habilidades na formação de professores das séries
iniciais de nível médio em Santa Catarina: uma análise no contexto das
leis n° 5692/71 e 9393/96
Formação
Inicial
Mestrado
6- UFSC 2002 Roselane Fátima Campos.
A reforma da formação inicial dos professores da educação básica nos
anos de 1990: desvelando as tessituras da proposta governamental.
Formação
Inicial
Doutorado
7- UFSC 2003 Deyze Aparecida Turnes Shui.
Ambientes informatizados e formação continuada de professores: um
estudo sobre a implementação do proinfo e do nte nas escolas públicas
municipais de florianópolis
Formação
Continuada
Mestrado
8- UFSC 2003 Fernando José de Paula Cunha
Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de caso
na rede pública estadual em Florianópolis/SC
Prática
Pedagógica
Mestrado
9- UFSC 2003 Katia Nerbass Sombrio
Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de
carreira
Profissionalização
Docente
Mestrado
10UNIVALI 2003 Lourdes Furlanetto Dittrich
As Relações entre Formação Universitária Inicial do Professor
Alfabetizador e a sua Prática Pedagógica nos Processos de Alfabetização
Formação
Inicial
Mestrado
11UFSC 2003 Márcia Loch
Formação De Professores Universitários Para Atuar Em Cursos À
Distância Via Internet
Formação do
Formador
Mestrado
12UNIVALI 2003 Marinez Panceri Colzani
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação:entre infra-estrutura
escolar e formação continuada de professores
Formação
Continuada
Mestrado
13UFSC 2004 Daniela Erani Monteiro Will.
Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e
formação inicial. 01/04/2004
Formação
Inicial
mestrado
14UNIVALI 2004 Marisa Zanoni Fernandes.
Representação Social do Bom Professor da Educação Infantil..
01/10/2004
Formação
Inicial
mestrado
15UNIVALI 2004 Neuzi Schotten Schiochetti.
Processo até Ler e Escrever convencionalmente: concepções de
alfabetização e letramento dos professores alfabetizadores de Pomerode..
01/10/2004
Prática
Pedagógica
mestrado
16UFSC 2004 Patrícia Laura Torriglia.
Formação docente no contexto histórico-político das reformas
educacionais no Brasil e na Argentina
Profissionalização
Docente
Doutorado
17UNIVALI 2004 Márcia de Souza Hobold.
A Constituição da Profissionalidade Docente: um estudo com professores
de educação profissional.. 01/09/200
Profissionalização
Docente
mestrado
18UNIVALI 2004 Rosane Santana Junckes.
O Desenvolvimento da Consciência Moral Autônoma nas Relações
Pedagógicas - um estudo de caso no ensino médio.. 01/08/2004
Identidade
Docente
mestrado
19UFSC 2004 Carolina Andaló Fava.
Sexualidade como Tema Transversal nas escolas: da teoria à prática.
01/03/2004
Formação
Continuada
mestrado
20Univali 2005 Lilian Cristina de Souza
Os saberes dos professores de educação infantil [manuscrito] :
características, conhecimentos e critérios
Prática
pedagógica
mestrado
Fonte: Dados de pesquisa
Dos 20 trabalhos sobre a formação do professor produzidos entre 2000 e
2005 em Santa Catarina 6 (seis) tratam do tema da formação inicial, 5 (cinco)
abordam o tema da formação continuada, outros 4 (quatro) focalizam o tema
prática pedagógica, 3 (três) trabalhos sobre o tema profissionalização docente, 1