Lista de guras
Figura 1. Produto feito à mão com função principalmente
prática. Jarra de latão, Lübeck, cerca de 1780.
Coleção Dexel – Braunschweig. Fonte: Löbach
(2001, p.37).......................................................................8
Figura 2. Produto feito à mão com função principalmente
simbólica. Simbolização de status. Jarra de prata,
Augsburgo, cerca de 1745. Fonte: Löbach (2001, p.37) .......8
Figura 3. Revolução Industrial: ilustração de 1841
demonstrando um mecanismo de automação do
torno, transformando o trabalhador em simples
operador. Fonte: (CARDOSO, 2008, p.34) ........................9
Figura 4. Frontispício da edição de News From Nowhere:
exemplo raro da atuação de Morris como autor,
designer e editor de uma só vez. Fonte: Cardoso
(2008, p.83) .................................................................... 10
Figura 5. Cadeira fabricada pela Morris & Co., de William
Morris, a partir da década de 1860. Fonte: Cardoso
(2008, p. 80) ................................................................... 10
Figura 6. Integração de modelos das habilidades mentais,
manuais e expressionais grácas. Fonte: Gomes et.
al. (2009, p.371) .............................................................. 13
Figura 7. Uma das críticas mais conhecidas sobre, entre
outras coisas, o acelerado processo de produção
industrial: Tempos Modernos, de Charlie Chaplin,
(EUA, 1936). Fonte: WEBL1237.JPG (s.d.)....................... 15
Figura 8. Discussão da animação Toy Story auxiliada pelos
desenhos de expressão. Fonte: The Pixar (2007). ........... 23
Figura 9. “A Adoração dos Magos”: obra incompleta, à óleo
sobre madeira, de Leonardo da Vinci, 1481. Fonte:
Zöllner (2006, p.25). ....................................................... 29
Figura 10. “A Adoração dos Magos” para Gaspare Del Lama
(cerca de 1472–1475), de Sandro Botticelli: obra
que pode ter inspirado Leonardo da Vinci em sua
“A Adoração dos Magos”, de 1481. Fonte: Zöllner
(2006, p.24) .................................................................... 29
Figura 11. Estudo de composição à pena e tinta sobre ponta
metálica para “A Adoração dos Magos”, de Leonardo
da Vinci, 1481. Fonte: ZÖLLNER (2006, p.26) ................. 30
Figura 12. Estudo de composição em perspectiva cônica, à pena
e tinta sobre ponta metálica, para o plano de fundo de
“A Adoração dos Magos”, de Leonardo da Vinci, 1481.
Fonte: ZÖLLNER (2006, p.27) ........................................ 30
Figura 13. Estudo de Warren Louw para revista IMAGINE FX nº
49. Fonte: Louw (2009a). ............................................... 33
Figura 14. Estudo nal de Warren Louw para revista IMAGINE FX
nº 49: mudança de enfoque, neste caso o ângulo de
visão. Fonte: Louw (2009b). ........................................... 33
Figura 15. Arte nal de Warren Louw para a revista IMAGINE FX
nº 49. Fonte: Louw (2009c). ........................................... 33
Figura 16. A Última Ceia, à óleo e têmpera sobre gesso, de
Leonardo da Vinci (cerca de 1495-1498). Fonte:
Zöllner (2006, p. 53) ....................................................... 34
Figura 17. Primeiro estudo para A Última Ceia, à pena e tinta,
de Leonardo da Vinci (cerca de 1495). Fonte: Zöllner
(2006, p. 50) ................................................................... 34
Figura 18. Estudo para A Última Ceia (Judas), à sanguina sobre
papel avermelhado, de Leonardo da Vinci (cerca de
1495). Fonte: Zöllner (2006, p. 56) .................................. 35
Figura 19. Estudo para A Última Ceia (S. Filipe), à giz preto, de
Leonardo da Vinci (cerca de 1495). Fonte: Zöllner
(2006, p. 57) ................................................................... 35
Figura 20. Estudo para A Última Ceia [Pedro?], à giz preto, de
Leonardo da Vinci (cerca de 1495). Fonte: Zöllner
(2006, p. 58) ................................................................... 35
Figura 21. Anotações de anatomia sobre “O Feto no Útero”,
de Leonardo da Vinci (cerca de 1510-1512). Pena e
tinta com aguada sobre giz preto e vermelho. Fonte:
Zöllner (2006, p.82) ........................................................38
VIII