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No que se refere ao anexo I das teses de doutorado, a pesquisa 1 não
apresentou informações sobre delineamento metodológico e nem participantes, a
pesquisa 2 recorreu a um estudo etnográfico e a pesquisa 3 foi realizada por uma
abordagem descritiva-analítica, ambos com docentes.
Quanto aos participantes das pesquisas de mestrado e doutorado, as
dissertações de mestrado 3,5,7,8,9,14,15,16,17,20 e as tese de doutorado 2 e 3
foram realizadas com professores perfazendo um total de doze pesquisas. As
pesquisas de mestrado que tiveram a participação de crianças foram a número 1, 18
e 22, enquanto a pesquisa 2 envolveu professoras, professor, crianças, vigia,
copeira da escola, mães e pai.
As pesquisas 6 e 13 tiveram a participação de professores e crianças,
entretanto, as pesquisas 4 e 11 não tiveram participantes, porque tratou-se de uma
pesquisa com documentos, e as pesquisas de mestrado 10, 12, 19 e 21 e pesquisa
1 de doutorado não informaram sobre participantes das pesquisas.
A participação de professores ocorre com maior frequência, seguida da
participação com crianças; professores e crianças e professores, crianças, vigia,
copeira e pais. É possível supor que os professores lideram como participantes das
pesquisas pelo fato de atuarem com grandes desafios socioeducacionais na
realidade de classes multisseriadas.
Quanto à temática central da pesquisa, foram identificadas onze pesquisas
sobre trabalho e formação docente, as pesquisas de mestrado 2, 3, 5, 7, 13, 15, 16,
17 e 20 e as teses de doutorado 2 e 3. As pesquisas 4, 11 e 21 tratam sobre os
fundamentos da educação (políticas educacionais, Programa Nacional de
Transporte Escolar – PNTE, currículo escolar, entre outros), enquanto as pesquisas
1, 6, 9 e 14 explanam sobre o ensino e aprendizagem de ciências naturais, a
pesquisa 18 relata sobre aquisição de conceitos científico, a pesquisa 8 sobre
bilingüismo, a outra 22 sobre educação matemática. As pesquisas 10,12,19 de
mestrado e o estudo 1 do doutorado não apresentaram informações detalhadas.
Constata-se que trabalho e formação docente é o tema mais pesquisado, o
que reforça os dados sobre a maior presença de professores ou da observação
sobre a situação profissional deles nas pesquisas sobre classes multisseriadas. O
trabalho e a formação docente em classes multisseriadas possibilita abordagem da
dimensão política, social e profissional daqueles que nelas atuam.