31
Al to Xi ngu, trans for m ou a co nce p ção music al de le, An tôn i o, e de
Egberto:
P a r a o s í n d i o s , a m ú s i c a e s t á li g a d a à r e a l i d a d e
i m e d i a t a , à n a t u r e z a ; t e m a v e r c o m a e s s ê n c i a d o a t o d e
e x i s t i r . ( . . . ) O q u e o c o r r e n o i n t e r i o r d a C a s a d a s F l a u t a s
– s e v e r a m e n t e v e d a d a , s e m a e x i s t ê n c i a d e p o r t a s , à s
m u l h e r e s e , p r i n c i p a l m e n t e , a o s b r a n c o s n ã o c o n v i d a d o s
p e l o s l í d e r e s t r i b a i s – é , p o r é m , b e m d i f e r e n t e . A g o r a ,
a l i , e s c u t á v a m o s , v í a m o s e c h e i r á v a m o s ( e l e s e x a l a m u m
o d o r d i f e r e n t e d e t o d o s o s o u t r o s d a s e l v a , e n q u a n t o
c r i a m m ú s i c a n a c o n c a v i d a d e q u e n t e e s e c a d a C a s a d a s
F l a u t a s ) S a p a i n e s e u s d o i s a c o m p a n h a n t e s , Y a n u c u l á e
o c a c i q u e A r i t a n a , e n t o a n d o o s c a n t o s , o s t o q u e s d e
p e r c u s s ã o , o s s o p r o s d a c e l e b r a ç ã o d o n a s c i m e n t o e d a
m o r t e ; d a n o i t e e d o d i a ; d a l u a e d o s o l ; a m ú s i c a
t r a n s f o r m a d a n u m a e s p é c i e d e c o n v e r s a s o b r e a
n a t u r e z a e s e u s c l a r o s e e s c u r o s , s e u s s i n s e s e u s n ã o s ;
q u e r d i z e r , u m a c o n v e r s a c o m D e u s – p o i s a n a t u r e z a ,
p a r a e l e s , é D e u s . E s t a v a a l i u m a t o e s t é t i c o at o r d o a n t e
p a r a n ó s , “ c i v i l i z a d o s ” , a c o s t u m a d o s a a f e r i r a m ú s i c a
t a m b é m c o m o o b j e t o d e l u c r o , d e r e l a ç ã o d e p r o d u ç ã o .
Par t i c i p á v a m o s d o m o m e n t o e m q u e o s p r ó p r i o s m ú s i c o s
v i r a m m ú s i c a ( . . . ) . D u r a n t e h o r a s , e m s i l ê n c i o , E g b e r t o e
e u p a r t i c i p a m o s d a m a g i a d a c r i a ç ã o d a m ú s i c a a t o n a l ,
d e a l t a e x t r a ç ã o e s p i r i t u a l d e s s e g ê n i o b r a s i l e i r o :
S a p a i n , s o l d o m e i o - d i a , i l u m i n a d o r d e c a b e ç a s . E r a b e m
a s s i m , u m a l u z f o r t e j o r r a n d o d o s í n d i o s , n a e s c u r i d ã o
a b a f a d a d a s a g r a d a C a s a d a s F l a u t a s . C o m o n ã o q u e d a r ,
m a r a v i l h a d o , q u a n d o s e e s t á f a c e a f a c e a o s e n t i d o
a b s o l u t o d a M ú s i c a m i s t u r a d a à v i d a ? O s í n d i o s e s t a v a m
e m n ó s , n ó s n o s í n d i o s , S a p a i n - Eu- Eg- Y a n u c u l á - A r i a n a ,
i n d i s s o l ú v e i s , c o m o s e s e m p r e t i v e s s e s i d o a s s i m . N ó s ,
o s b r a n c o s , c h o r a m o s d e f e l i c i d a d e . O s í n d i o s r i r a m e
c o m p r e e n d e r a m . D e a m i g o s , p a s s a m o s a i r m ã o s , p e l o
m i s t é r i o c o m p a r t i l h a d o ( C H R Y S Ó S T O M O , 1 9 7 9 ) .
Pode-s e i nfer ir c om ess a a firm ação que o senti do da
mú sica p ara Gi smon ti é alg o q ue ult rapa ssa o ma t eri a l, é alg o
“m ísti co”. A cre dita mos qu e, se a n ali sarm os o co n jun t o de su as
ob ras e s ua fo rmaç ão er udit a ali a da ao se u gra n de conh eci m ent o
da mús ica pop u lar bra sile ira, po d ere m o s c oncl uir que Egb e rto
es tava de p oss e dos ele ment os n eces sári os p ara a cri açã o de
um a mús ica que p ode s e r ref eri d a da m e sma f orm a que J obim s e
re feri u à mú sica de Vi lla - Lobo s. Sua me n ção fo i de uma m úsic a
qu e c ont ém “as flor esta s, os pássa ros , o s b ich os, os índi os, os
rios, os ventos, em suma, o Brasil” (JOBIM, 2002).