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Tabela 7. Síntese das observações e anotações em diário de campo das aulas dos
docentes da Educação Superior, estudantes de Pós-Graduação e docentes da
Educação Básica, referentes à definição do conteúdo e às estratégias pedagógicas.
P
P
O
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U
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G
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B
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S
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I
I
C
C
A
A
D
EFINIÇÃO DO
C
ONTEÚDO
(
ABRANGÊNCIA E
ORGANIZAÇÃO
)
do livro didático adotado
para o curso de graduação
A cargo do docente
responsável pela disciplina,
obedece a seqüência do livro
didático adotado para o curso
de graduação
Obedece à seqüência do livro
didático adotado pelo professor,
dentre os selecionados pelo
MEC (distribuídos
gratuitamente a todos os
estudantes)
O professor fala a respeito
dos seus conhecimentos
sobre um dado tema ou do
conhecimento que ele
considera relevante.
O professor fala a respeito dos
seus conhecimentos sobre um
dado tema ou do
conhecimento que ele
considera relevante..
O professor fala a respeito
sobre um dado tema ou do
conhecimento que ele considera
relevante.
O professor é o ser ativo
desta ação. Os alunos
ouvem a explanação do
professor. Nesse momento,
a princípio, não é prevista a
comunicação entre eles.
O professor é o ser ativo desta
ação. Os alunos ouvem a
explanação do professor.
Nesse momento, a princípio,
não é prevista a comunicação
entre eles.
O professor é o ser ativo desta
ação. Os alunos ouvem a
explanação do professor.
Nesse momento, a princípio, não
é prevista a comunicação entre
eles.
Uso de transparências/retro-
lousa - quadro-de-giz, para
sistematização e ilustração
do conteúdo explanado.
Uso de transparências/retro-
lousa - quadro-de-giz, para
sistematização e ilustração do
conteúdo explanado.
Uso da lousa - quadro-de-giz,
eventualmente transparências
/retro-projetor, para
sistematização e ilustração do
conteúdo explanado.
Após a explanação do
conteúdo, o professor
pergunta se os alunos têm
dúvidas e propõe a
de um estudo-dirigido. As
questões são respondidas
com o apoio do livro didático
ou de artigos científicos
sugeridos pelo professor.
Após a explanação do
conteúdo, o professor
pergunta se os alunos têm
dúvidas e propõe a realização,
em grupo, de um estudo-
dirigido. As questões são
respondidas com o apoio do
livro didático ou de artigos
científicos sugeridos pelo
professor.
Ao final da explanação do
conteúdo, o professor pergunta
se os alunos têm dúvidas e
propõe que leiam o capítulo do
livro referente ao tema e
respondam às questões
indicadas ao final. É dada muita
ênfase à importância de usar o
livro didático como apoio às
tarefas realizadas em aula ou em
casa
Práticas experimentais são
esporádicas, realizadas em
sala de aula ou laboratório
didático e seguem um
protocolo pré-estabelecido.
Práticas experimentais são
esporádicas, realizadas em
sala de aula ou laboratório
didático e seguem um
protocolo pré-estabelecido.
Práticas experimentais são
esporádicas, na maioria das
vezes demonstrativas e
realizadas pelo professor
em sala de aula.
E
STRATÉGIAS
P
EDAGÓGICAS
(
DIDÁTICAS
,
E ATIVIDADES
)
* A leitura e apresentação
de artigos científicos,
relatada como atividade
usual, não foi observada por
ocasião da pesquisa
* A leitura e apresentação de
artigos científicos, relatada
como atividade usual, não foi
observada por ocasião da
pesquisa
Eventualmente, os alunos são
organizados em grupos para a
realização de pesquisas
temáticas, modelos, aulas
passeio, feiras escolares etc.