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E- e você, além dos livros didáticos, você percebe essas metáforas na linguagem cotidiana
também?
P- sim, nas provas do ENEM que estive verificando, muitas metáforas, além das metáforas,
muitos erros, não sei se você teve acesso.
E- não tive não, mas são muitos erros...
P- muitos erros, agente teve um curso aqui na escola reunidos no início do ano e estávamos
analisando essa provas: muitos e muitos erros, é tudo muito complicado, por que o português
a cada dia que passa, não que a língua portuguesa, porque ela não muda muito, mas os alunos,
a tendência é que com MSN, Orkut, lá vai só reduzindo (vc), vai só dificultando, vai só
reduzindo, mas com toda dificuldade eu acredito que ainda é mais fácil lecionar português,
matemática, porque é uma matéria que os alunos ainda levam mais a sério, do que trabalhar
por exemplo com inglês. É difícil, mas os alunos ainda acabam percebendo, levando mais a
sério, porque é uma matéria que eles levam mais para o lado da reprovação, então isso ajuda
um pouco.
E- e você acha que trabalhar quando surgem essas metáforas, analogias, aguça um pouco a
imaginação dos alunos, você acha que tem uma repercussão interessante?
P- figuras de linguagem ajudam, porque aí você pode trabalhar mais o lado lúdico,
principalmente com quinta série, trabalhando o lúdico funciona, desde que tenha tempo para
preparar aula, porque o lúdico exige tempo e material, e é um material que não fica barato. O
ideal seria que o professor trabalhasse só em uma escola e o ideal é que trabalhando em uma
escola só tivesse um cargo (18 aulas) e que ganhasse um salário suficiente para dedicar às 18
aulas, que já é muito, mas como o professor ganha pouco e se você trabalhar com 18 aulas,
um professor iniciante, vai ganhar oitocentos e poucos reais, então se for casado não dá, então
ele acaba tendo que trabalhar em outra escola, ou escola particular ou fazer outro emprego e
também o estado não dá esse suporte de material.
E- e às vezes os livros não vem preparados para trabalhar...
P- pode até vir, nos livros a maioria tem auxílios, alguns sites para ajudar, que dá para você
acessar, mas nem todos os alunos tem esse acesso (alunos da rede pública), então trabalhar na
particular, onde os alunos não precisam de trabalhar, ou tem um professor particular para
acompanhar, dá para fazer isso, mas no estado infelizmente ainda não estão nesse ponto de ter
esse apoio, falta apoio, tanto do pedagógico, da família também e falta esse lado que te falei:
de repente falta um pouco dos professores porque falta tempo para dedicar do modo que
deveria dedicar. Eu sinto isso.
E- e abertura a novas didáticas, eu acredito que os professores estão sempre abertos
P- sempre abertos, com certeza. A maioria dos professores podem até saber, a maioria
também podem não dedicar, não porque não querem, mas porque não tem tempo. Por
exemplo, eu trabalho lá de manhã, aqui à tarde e ainda volto duas vezes na semana à noite,
agente faz o máximo que pode e eu ainda estou começando, só tenho cinco de serviço, você
imagina aqueles que tem 25 anos, que já aposentaram em um cargo, estão quase aposentando
em outro, você acha que eles vão estar no mesmo pique que eu ainda estou com cinco anos?
Tem que ser realista
E- porque literalmente você não vendo melhora, não vendo progressão, a tendência é só...
P- a tendência é só frear, vai freando, freando e quando chega já está quase parando.