125
A metodologia de ensino e os demais elementos didáticos utilizados no caso em discussão
foram apresentados e confrontados incorporando a perspectiva do professor, do aluno e do
ambiente virtual de aprendizagem pelos professores e entrevistados
Foi possível observar por parte dos professores as seguintes considerações sobre o uso da
tecnologia no processo de avaliação,
Acredito muito, as ferramentas virtuais ajudam muito a educação a distância tanto
que no presencial eu uso as ferramentas virtuais. Eu uso o fórum, o chat, são
ferramentas que eu não usava no presencial, por desconhecimento e elas são tão
interessantes que eu passei a usá-las no presencial. Dá para fazer um trabalho muito
bacana nesse sentido, porque você tem tanto ferramentas de trabalho em grupo e de
trabalho individualmente, você quando joga com os dois recursos e quando você
joga com o recurso que está movimentando o conteúdo, por exemplo, no ambiente
de publicação, o aluno, ele sente um pouco mais seguro, porque quando você está no
ambiente de grupo ele o fica um pouco constrangido de naco estar correto em sua
colocação, de expor sua dificuldade e você joga também ao trabalho avaliação de
grupo o trabalho de avaliação individual. Na avaliação individual você dá o
feedback pro aluno,então em cima da resposta dele você percebe se ele aprendeu
percebe as dificuldades dele, e ali por meio desse feedback que você dá,por que a
cada atividade você dá um feedback pro aluno, e muitas vezes você pede para que
ele retorne, então, ali passa a ser um trabalho individualizado e você tem como
avaliar ( PROFESSOR D)
Na verdade os recursos tecnológicos que temos permitem ao professor de ver o
tempo que o aluno está naquela disciplina e ainda se algum aluno está on line
naquele momento. Em determinados casos o aluno falta muito nos encontros
presidenciais mas acompanha muito bem as atividades a distancia. Nesses casos
avalio que o aluno precisa de uma segunda oportunidade para realizar avaliação
presencial. Isso efetivamente aconteceu quando desenvolvi essa disciplina em
questão. Isto inclusive é uma valorização de educação a distância no meu modo de
ver por que premia a dedicação desse aluno apesar de ele se ausentar das aulas
práticas. E muitas vezes se aluno tire excelentes notas melhores do que de outros
alunos que estiveram sempre presentes (PROFESSOR B)
Para a equipe de EaD, as tecnologias do AVA favoreceram o acompanhamento do
desenvolvimento do aluno, propiciaram por meio dos registros do sistema, análise do
desempenho deste estudante, como também possibilitaram aos alunos oportunidade para
realização de autoavaliação.
Em relação as interfaces e dispositivos do AVA, foi possível observar que
a avaliação deve constar de diversos mecanismos. Questões objetivas, questões
abertas, fórum, chats. O professor tem que usar ferramentas diferentes para ter uma
melhor percepção da aprendizagem dos alunos. E um grande desafio é também a
usar a ferramenta certa para determinado conteúdo Outra estratégia que utilizo com
freqüência é conhecer o aluno e chamá-lo pelo nome a fim de estabelecer uma
relação social entre mim e ele de forma que o aprendizado e a cobrança sejam mais
naturais, assim o aluno passa a ser responsável não só por estar naquele lugar de
aprendiz, mas também porque têm um vínculo social e até emocional comigo