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... essa aprendizagem identificada é decorrente principalmente, de como foi
conduzido esse processo de planejamento estratégico no Inmetro, nos seus diversos
ciclos.
Ou seja, ter um processo de planejamento estratégico, nos moldes implantados pelo
Inmetro, de maneira participativa e divulgado interna, externa e intensamente, foi
primordial para alavancar o processo de aprendizagem, porque permitiu que, a
maioria da força de trabalho conhecesse a instituição como um todo e crescesse
junto com a evolução do modelo de gestão proposto por esse processo.
Aliás, a ampla participação dos gerentes em eventos determinantes para a
formulação da política, que seria adotada foi também primordial para a ampliação
desse aprendizado.
Esse aprendizado também acontece no nível da gestão dos processos com o
desdobramento do Planejamento Estratégico nas diversas Unidades Principais do Inmetro,
quando da elaboração de seus Planejamentos Táticos, que também foram desdobrados em
Planos de Ação, visando atingir os objetivos e as metas estabelecidos nos ciclos de
planejamento. Na definição e execução dos planos de ação estão envolvidos o presidente, os
chefes das UP, os gerentes e as equipes técnicas.
Nos RA também é possível perceber que a adoção de determinadas práticas de gestão
geraram aprendizado organizacional na gestão dos processos, que de certa forma, convergem
com o preconizado por Senge (1990), como apresentado no quadro a seguir:
Disciplinas de Senge (1990)
(textos citados na seção 2.3)
Práticas de Gestão Adotadas pelo Inmetro
DOMÍNIO PESSOAL
“Programas de treinamento compulsórios ou
eletivos que são impingidos às pessoas, caso elas
queiram progredir em suas carreiras, são
incompatíveis com a liberdade de ação. Os
dirigentes devem criar um ambiente de trabalho
que permita que as pessoas tenham liberdade para
escolher seus objetivos, reforçando a idéia de que o
crescimento pessoal é realmente valorizado dentro
da organização.”
O Inmetro proporciona ao seu corpo técnico liberdade de
escolha em relação aos treinamentos e especializações a
serem realizados visando o crescimento pessoal, desde
que estes sejam compatíveis com a função exercida.
O Programa de Desenvolvimento Gerencial citado pela
banca, apesar de ter um conteúdo programático fechado,
as pessoas têm liberdade de negociar sua participação ou
não no mesmo, dependendo de seus interesses e dos
interesses da instituição.
Diante desse cenário é possível afirmar que o Inmetro
valoriza o crescimento pessoal.
MODELOS MENTAIS
“É necessário trazer os modelos mentais à tona e o
uso de cenários pode ajudar, fazendo com que os
administradores pensem como eles agiriam em
várias situações alternativas no futuro, anulando a
tendência de se presumir um futuro único. Essa
prática faz com que o planejamento tradicional seja
transformado em aprendizado, de forma a desafiar
e a expandir as idéias que estão por trás das
decisões tomadas.”
O processo de planejamento estratégico no Inmetro é
prática desde o início dos anos 90, e é o instrumento
fundamental da administração para assegurar a coerência
do Projeto Institucional com as políticas públicas, com as
diretrizes governamentais e os programas de governo.
Esse processo acontece com a análise de cenários
internos e externos, fazendo com que seus gestores sejam
levados a questionar seus modelos mentais,
principalmente em relação ao papel do Instituto nos dias
de hoje e no futuro.
OBJETIVO COMUM
“não se
ode ter uma or
aniza
ão de a
rendiza
em
As diretrizes organizacionais, os valores, a missão, a
visão, os objetivos estratégicos, a definição dos