43
dificultamvislumbraraPresençaemnossosdias,éoqueMartinBuberchamou
de“eclipsedeDeus”
161
.Trata-sedeumasituaçãoemquesedissiparam,navida
dohomem,aspegadasdeDeus.
A íntima relação disso com o pluralismo está na “característica-chave de
todas as situações pluralistas, quaisquer que sejam os detalhes de seu pano de
fundohistórico,istoé,queosex-monopóliosreligiososnão podemmais contar
com a submissão de suas populações”
162
. Ou seja, acontece a perda da
plausibilidade da religião. E seguindo o pensamento de G. Vattimo, podemos
pensaremumprocessode conservação, distorção eesvaziamento dareligião
163
queprovocaum“desencantamentoqueocultaasdimensõesprofundas,oslados
inefáveis,ostraçosinvisíveisnosquaisohomemdeoutrostemposvislumbravaa
presençadatranscendência”
164
.
Hojeessassituaçõessãodenunciadasporhomensemulheresdenominados
‘mestresespirituais’que,predominamente,temestadoeestãoemcontatocomas
religiões e espiritualidade oriental
165
. Esses chamam a atenção acerca da nova
situaçãoemqueseencontraocristianismo,eaomesmotempo,todasasreligiões:
desafiadasadarumsaltoaumnívelmaisalto.
Abordaremosnestasegundapartedenossapesquisa,apartirdaconstatação
de ser este um tempo propício, o que podemos chamar de Kairós
166
, para um
despertarconscientedanecessidadedeserredescobertaaverdadeiravocaçãodas
161
BUBER,Martin.EclipsedeDios.BuenosAires,Galatea-NuevaVision,1970.p.25.
162
BERGER,PeterL.Odosselsagrado:elementosparaumateoriasociológicadareligião.São
Paulo:Paulus,1985.p.149.
163
Pensamento de Vattimo apud. MARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna.
SãoPaulo:Paulinas,1995.p.444.
164
VELASCO,J.Martin.ExperiênciacristãdeDeus,p.17.
165
Comoreferências,temosautorescomoW.Jäger,mongebeneditino,mestrezendesde1981da
escola Sanbo-Kyodan do Japão. Guia espiritual da via zen e contemplativa. Cujas obras são:
Adondenosllevanuestroanhelo.LamísticaenelsigloXXI.Desclée,Bilbao,2004;suasobras
anteriores: La oración contemplativa. Una introducción según san Juan de la Cruz. Obelisco,
Barcelona, 1989;Enbusca de laverdad. Caminos–Esperanzas– Soluciones. Desclée, Bilbao,
1999; La ola es o mar. Desclée, Bilbao, 2002; W. Johnston, Jesuíta, diretor do Instituto de
ReligiõesorientaisdauniversidadedeSofiadeTókio,autordasseguintesobras:Místicaparauna
nuevaera.Delateologiadogmáticaalaconversióndelcorazón.Desclée,Bilbao,2003;Lamusica
callada.Paulinas,Madrid,1985;Elojointeriordelamor.Misticismoyreligión.Paulinas,Madrid,
1994;Th.Keating,mongecisterciense,fundadordomovimento‘OraçãoCentrante’:Suasobras:
Intimidad con Dios. Desclée, Bilbao, 1997; R. Rolheiser, En busca de Espiritualidad.
Lineamientos para una espiritualidad Cristiana del siglo XXI. Lúmen, Buenos Aires, México,
2003.
166
Kairós(καιρός)éumaantigapalavragrega.Significa‘omomentocerto’ou‘oportuno’.Para
estepovoantigo,duaspalavrasdistinguiamseutempo:chronosekairos.Aprimeirarefere-seao
tempocronológico,ousequencial,eaúltimaéummomentoindeterminadonotempoemquealgo
especialacontece.Nateologiaéusadaparadescreveraformaqualitativadotempo,o‘tempode
Deus’,enquantochronosédenaturezaquantitativa,o‘tempodoshomens’.