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buscar demanda nestes serviços das outras políticas, na verdade eu
ia buscar ajuda do serviço para que eu pudesse executar meu
trabalho, eu comecei a procurar as escolas assim, até então, hoje
isso ainda é uma grande dificuldade, mas na época nem se compara,
então, a escola procurava o Assistente Social só quando precisa que
ele atendesse alguma família com benefício ou atender alguma
família com uma situação específica (MUNICÍPIO 4, A. S. 2).
Ainda pelo relato, salienta-se que houve uma construção de relação
mútua de referência e contratransferência entre os serviços das políticas, entre elas
a educação e saúde. Se, anteriormente, a relação era de mão única e despejada no
serviço da Assistência Social, agora, parece que o referido município conseguiu
potencializar a articulação e superar desafios e adversidades próprias da população
referenciada em comum. Ainda no município de grande porte, mas no depoimento
de outra profissional, destaca-se como um dos motivos da importância o
fortalecimento da família através do acesso aos serviços das políticas públicas.
Em contradição a esse depoimento, o município 3 relata a limitação
da relação com alguns serviços, bem como as estratégias utilizadas para resolver
problemas de estrutura ineficiente:
Bom, a aproximação que temos é basicamente quando um de nós
precisa de dados, informação, por exemplo, eu tenho o meu território
que é o Bom Pastor. Eu faço esse atendimento lá e tudo que eu
preciso, se eu precisar de informação de uma família, eu ligo,
pergunto pros agentes comunitários, tal, eles... se eu precisar por
exemplo, de uma visita rápida, de alguma informação, eu não tenho
carro agora, eu posso contactar que eles estão à disposição pra esse
atendimento. [...] Por exemplo, assim é, existe lá o Bolsa Família,
tem que existir esse contato, é exigência do programa. Então, o
contato, ele é feito, dentro da necessidade, a gente cata o telefone,
liga, conversa e resolve ali e pronto (MUNICÍPIO 3, A. S. 2).
Notou-se que a relação com as organizações e entidades do território
ocorria apenas na medida em que se precisava de informações, utilizando a
estrutura de outros serviços e políticas para a apropriação dos dados. Ainda no
mesmo município, há o reconhecimento da necessidade da construção da proposta
de trabalho em conjunto:
Então, a gente percebe assim, é, é um processo educativo tudo isso
mesmo, a gente tem que ver também as dificuldades das outras
políticas, pra entender, aqui no município, como eu sempre tive muito
apoio do gestor, do nosso prefeito, então eu falava: prefeito, nós
precisamos fazer uma reunião com a saúde, com a educação, com o
esporte, que são fundamentais pra a nossa ação, pra nosso trabalho,
então, com a cultura, nós temos que está todo mundo, todo mundo
muito ligado (MUNICÍPIO 3, A. S. 1).