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Tabela - Diferentes Termos e Definições para Crenças sobre Aprendizagem de
Línguas
Termos Definições
Representações dos aprendizes
(Holec, 1987)
“Suposições dos aprendizes sobre seus papéis e
funções dos professores e dos materiais de ensino”
(p.152).
Filosofia de aprendizagem de
línguas dos aprendizes
(Abraham & Vann, 1987)
“Crenças sobre como a linguagem opera, e
conseqüentemente, como ela é aprendida” (p. 95).
Conhecimento metacognitivo
(Wenden, 1986a)
Crenças (Wenden, 1986)
Crenças culturais (Gardner,
1988)
“Conhecimento estável, declarável, embora às vezes
incorreto, que os aprendizes adquiriram sobre a língua,
a aprendizagem, e o processo de aprendizagem de
línguas, também conhecido como conhecimento ou
conceitos sobre aprendizagem de línguas...” (p. 163)
“Opiniões que são baseadas em experiências e opiniões
de pessoas que respeitamos e que influenciam a
maneira como eles [os alunos] agem.” (p. 5)
“Expectativas na mente dos professores, pais, e alunos
referentes a toda tarefa de aquisição de uma segunda
língua” (p. 110).
Representações (Riley, 1989,
1994)
“Idéias populares sobre a natureza, estrutura e uso da língua,
relação entre linguagem e pensamento, linguagem e
inteligência, linguagem e aprendizagem e assim por diante”
(1994, p. 8).
Teorias folclórico-linguísticas de
aprendizagem (Miller & Ginsberg,
1995)
“Idéias que alunos têm sobre língua e aprendizagem de
línguas” (p. 294).
Cultura de aprender línguas
(Barcelos, 1995)
“Conhecimento intuitivo implícito (ou explícito) dos
aprendizes constituído de crenças, mitos, pressupostos
culturais e ideais sobre como aprender línguas. Esse
conhecimento compatível com sua idade e nível sócio –
econômico é baseado na sua experiência educacional
anterior, leituras prévias e contatos com pessoas influentes”
(p. 40).
Cultura de aprender (Cortazzi &
Jin, 1996)
“Os aspectos culturais sobre ensino e aprendizagem; o que
as pessoas acreditam sobre atividades e processos ‘normais’
e ‘bons’ de aprendizagem, onde tais crenças têm origem
cultural” (p. 230).
Cultura de aprendizagem (Riley,
1997)
“Um conjunto de representações, crenças e valores
relacionados à aprendizagem que influencia
diretamente o comportamento de aprendizagem dos
alunos” (p.122)
Benson & Lor (1999) Concepções: “referem-se ao que o aprendiz acredita que são
os objetos e processos de aprendizagem”; Crenças “referem-
se ao que o aprendiz acredita ser verdadeiro sobre esses
objetos e processos, dada uma certa concepção do que eles
são” (p. 464)