106
D:
D:D:
D: sim, é, é, o que nós trabalhamos, quando se fala em globalização, nós temos que cuidas
um pouco pra não vir a idéia de comércio né, aí entra em questões financeira e entra muito
nesse aspecto assim mais impessoal até. Quando nós tratamos desse tema, nós nunca
tratamos de globalização com esse termo, isso não passa, nós não falamos sobre isso dessa
forma, mas nós trabalhamos isso sim como por exemplo agora, a copa do mundo, vamos
trabalhar os países que estão na copa, o que comem, o que vestem, qual é a dança, qual é a
língua, qual é a moeda, tu ta trabalhando globalização, quando nós trabalhamos lá no 7 de
setembro, nós trabalhamos o Brasil e aí os outros países, quando trabalhamos as questões de
raça, quando trabalhamos vários aprendizados no dia a dia que as professoras trabalham nos
seus programas é querendo, e mesmo que não quisesse, tu trabalha globalização, então nós
trazemos sim as culturas de outros países, de outros estados pra dentro da sala de aula pra
que eles entendam a diferença de cada um, a diferença racial se trabalha, dentro desse foco,
mas não com o termo globalização mas nós estamos trabalhando, no dia a dia tu acaba
sempre entrando. Quando trabalha ensino religioso, tu vai trabalhar as religiões, tu tem que
trazer, porque que o Buda, o budismo é assim, aonde que surgiu, lá não sei aonde, no Japão,
os países que tem esse rito religioso. Aí tu vai trabalhar o protestantismo, aonde surge na
Alemanha, então tu acaba trazendo esses países pra cá, e, e, a preocupação de prepará-los
pro mundo, quando se fala em qualquer conteúdo a preocupação é que seja bom cidadão,
bons homens, boas mulheres, pessoas que tenham honestidade, pessoas que sejam ética e
isso sim, esses valores a escola prima, preza e trabalha, é a preocupação com o cidadão
ético, cidadão consciente, o cidadão crítico, isso passa desde os pequenos de 2 anos até os
maiores da 8ª série de 14 anos. Isso a gente entende que tem que trabalhar.
R:
R:R:
R: e tu acha que esse tempo maior que eles estão ficando na escola, tanto nas aulas quanto
nas outras atividades contribui pra isso?
D:
D:D:
D: sim, direta ou indiretamente contribui porque como eles estão diretamente conosco,
mesmo quando terminou a atividade deles de balett que não é uma professora da casa, mas
que é alguém que tem uma academia e que vem trabalhar aqui , que não ta comprometida
com nosso programa com nosso processo, mas a gente escolheu essa pessoa porque a gente
conhece a vida profissional dela e achamos que a vida profissional dela é compatível com os
valores que nós pregamos, nós achamos que sim e aí essa criança sai do balett e vai pro
pátio e ta fazendo alguma atividade conosco, com algum dos funcionários ele ta